Sindilav

Jan/Fev – 2015 – nº 184

Novas regras do seguro-desemprego

Será preciso trabalhar mais que seis meses consecutivos para ter acesso ao benefício.

Uma das mudanças anunciadas pelo governo federal foi a redução do acesso ao seguro-desemprego, que pode chegar a 25% dos que antes eram contemplados.

A norma anterior exigia que o cidadão tivesse, pelo menos, seis meses de trabalho na mesma empresa, para conseguir o benefício. Com a nova regra, que passa a valer em março, o trabalhador demitido deverá ter recebido salários por, pelo menos, 18 meses nos últimos dois anos, para solicitar o benefício – no caso de ser a primeira solicitação. Para o segundo pedido, serão necessários 12 salários nos últimos 16 meses, e do terceiro em diante contam os seis salários recebidos nos seis meses anteriores à solicitação.

Se considerarmos os números de 2014 para fazer uma projeção, cerca de 50% das pessoas que pediram o benefício teriam o recurso negado, a luz do novo regulamento.

O ministro do trabalho, Manoel Dias, entende que a medida visa proteger o Fundo de Amparo ao Trabalhador, e nenhum direito está sendo suprimido.

O Sindilav oferece assessoria trabalhista para seus associados, a fim de sanar dúvidas sobre as novas diretrizes do governo e sobre outros temas da área. Acesse nosso site, mande um e-mail para sindilav@localhost ou ligue (11) 3078 8466 para obter mais informações.

Screen Shot 2015-02-11 at 6.52.59 PM