Se sua empresa não se preparou para essa despesa, ainda há tempo.
O fim do ano vai se aproximando e, com ele, a satisfação dos funcionários que aguardam ansiosamente pelo 13º salário. Para as micro e pequenas empresas, no entanto, esse tema pode ser um fator de preocupação, caso esse custo não tenha sido corretamente planejado.
Nunca é tarde para começar. O ideal mesmo segundo Ivan Hussni, diretor-técnico do Sebrae SP, é que as empresas se preparem desde o início do ano, reservando um fundo fixo no fluxo de caixa para esse fim. É uma forma de pagar o 13º em 12 parcelas. Contudo, para as empresas que não fizeram esse planejamento,
é recomendável que comecem o quanto antes.
O que não deve ser feito
Por não terem se planejado, muitas empresas recorrem ao empréstimo para fazer o pagamento do 13º salário aos funcionários. No entanto, os juros desse crédito não estão incluídos no preço dos produtos e, por isso, podem reduzir o lucro da empresa.
Se, contudo, não houver alternativa, recomenda-se que
o empresário faça uma pesquisa e busque as menores taxas de juros. O número de parcelas também deve ser o menor possível, para que a empresa não vire o ano acumulando despesas.
Feito isso, deve-se levar essa situação como um aprendizado para que seja feito um planejamento nos próximos anos, e para que esse erro não aconteça novamente. São esses fatores que prejudicam o bom andamento da empresa. Em caso de dúvidas, recomendamos investimentos em cursos de capacitação para melhor gerenciamento das finanças.
Fonte: www.goo.gl/SfMYMJ