Empresas devem ficar atentas a mais um canal de comunicação com seus consumidores.
O consumidor é como o termômetro que indica o estado de saúde da sua organização. Por isso, uma reclamação não pode ser ignorada. Ao contrário, deve ser compreendida, respondida e solucionada o quanto antes, para que o cliente saiba que
o compromisso da empresa com sua satisfação é prioridade.
O Governo Federal acaba de lançar um site que vai unificar as reclamações de consumidores e empresas para tentar simplificar o processo de resolução dos problemas, tornando-o mais ágil, eficiente e transparente.
No consumidor.gov.br os cidadãos podem acessar formulários de contato direto com as empresas cadastradas e registrar ali as suas reclamações. As organizações, por sua vez, têm até
10 dias úteis para respondê-las. O diálogo – exceto os dados pessoais do usuário – fica aberto ao público para que todos possam acompanhar a situação. Isso ajuda a manter a transparência e o compromisso em solucionar cada caso. Após o atendimento, o usuário dará nota (de 1 a 5) à empresa que o atendeu, gerando um ranking público para classificar as organizações
e para verificar as melhores e piores colocadas.
Estudos do governo brasileiro apontam que 62% dos consumidores não costumam fazer reclamações quando enfrentam problemas nas relações de consumo. Dos que reclamam, apenas 11% procuram o Procon e outros 9% publicam seu descontentamento nas redes sociais. Um dos principais motivos que fazem com que eles não procurem os órgãos responsáveis é a falta de perspectiva com relação à solução do problema enfrentado.
Vale lembrar que o site não substitui os trabalhos dos Procons, mas amplia o acesso aos órgãos de defesa, em favor do consumidor.
Para conhecer e utilizar o site acesse: consumidor.gov.br