Oito passos fundamentais para seguir na hora de escolher o ponto comercial.
Quem deseja empreender sonha muito e isso é bom. Mas é preciso ter cuidado para que os sonhos não atrapalhem na hora de tomar decisões cruciais para o sucesso do negócio, como o ponto comercial da lavanderia, por exemplo.
A Exame PME publicou uma matéria com 8 dicas para quem vai escolher um ponto comercial. Nós gostamos da ideia e vamos reproduzir* essas dicas aqui, adaptadas ao nosso cenário, porque as consideramos úteis e atemporais. Acompanhe:
1. Pesquisando o público
Procure saber como é o fluxo de pessoas na região que você pretende abrir seu negócio. Se essas pessoas costumam ou não demandar serviços das empresas da região. Se possível, pesquise
o valor médio que essas pessoas gastam em seus pedidos.
2. Como é o comércio na região sob o olhar dos comerciantes?
Conversar com quem já trabalha na região de interesse pode dar uma boa noção do lugar, além, é claro, de dar boas pistas sobre as brechas existentes, mostrando onde exatamente sua empresa pode investir para conquistar o público, através do diferencial.
3. Que tipos de licenciamentos você vai precisar?
Algumas atividades comerciais são proibidas em determinadas regiões. Certifique-se de que você poderá abrir uma lavanderia ali. Certifique-se também se a infraestrutura do local será adequada. Caso precise fazer adaptações, calcule-as e tenha certeza de que valerá a pena.
4. Foco nos estudos
Existem pesquisas que podem ser muito úteis para te auxiliar nessa escolha. Estudos mostram informações do mercado, orientações geográficas, informações sobre a população, renda, hábitos
e muito mais. Invista no estudo dessas pesquisas e sempre confira a fonte para garantir que elas são idôneas.
5. Seu serviço vai ser sempre utilizado pelos clientes desse lugar?
A sazonalidade determina os produtos e serviços que vendem mais em determinadas épocas do ano. Certifique-se de que esse local não oferecerá longos períodos de baixa demanda, para que
a sua empresa não seja prejudicada.
6. Minha empresa atenderá as expectativas daquela região?
Verifique se o lugar que você escolheu precisa de uma lavanderia. Se for constatado que as pessoas daquela região não utilizam nem pretendem utilizar esses serviços, procure outro ponto.
7. É uma boa localização?
Lavanderias possuem serviço de entrega. E o cliente também precisa chegar facilmente até a sua empresa. Sendo assim, verifique as vias de acesso ao local, se há lugar para estacionar, se existem saídas rápidas para facilitar a logística. Se o lugar for de difícil acesso, isso será um complicador a mais para sua gestão.
8. Apareça!
Não esqueça o básico: as pessoas precisam saber que sua empresa está ali. Escolha um local de boa visibilidade e não se esqueça de caprichar na comunicação visual. No mais, boa sorte!
*As dicas não foram copiadas, mas embasaram todo o conteúdo. Para ler o texto original acesse o endereço eletrônico: www.goo.gl/2Vyhd1