Sindilav

Set/Out - 2014 - nº 182

A importância da contabilidade para pequenas empresas

Assumir o controle é o primeiro passo para tomar decisões corretas na gestão.

Screen-Shot-2014-10-08-at-17.20

Falta de conhecimento sobre as finanças e o que o futuro reserva para elas. Desconhecimento de fatores essenciais para o bom andamento de qualquer negócio como, por exemplo, o fluxo de caixa e a conciliação bancária. Falta de pudor ao utilizar os recursos da empresa, misturando contas pessoais com contas jurídicas. Todos esses fatores, juntos ou não, são grandes vilões para o empresário que deseja crescer e manter a rentabilidade de seu negócio.

Nesse cenário, a contabilidade entra como ferramenta fundamental. O controle contábil é como uma bússola que orienta
o empreendedor sobre as decisões corretas a serem tomadas ao longo da gestão. A contabilidade nunca deve ser menosprezada, pois representa o coração da empresa. Através do bom controle contábil é possível identificar para onde exatamente vão todos os recursos financeiros da empresa e, assim, cortar despesas desnecessárias, fazer investimentos assertivos e tomar a decisão correta quando a situação assim exigir.

A contabilidade também comprova, para fins de crédito e financiamento, que o empresário está ciente de todas as suas receitas e despesas e, portanto, está qualificado para assumir mais um compromisso financeiro. Serve também como prova incontestável da realidade patrimonial da organização para esclarecer eventuais dúvidas.

A contabilidade é, portanto, o braço direito do empresário. Registra todas as entradas e saídas da empresa, dá uma visão assertiva do cenário atual e fornece uma previsão do que está por vir.

Fonte: www.goo.gl/FmzUIR