Pequenas e grandes empresas nem sempre podem ser comparadas. Quando as necessidades são diferentes, os processos também precisam ser. O número de funcionários, equipamentos, demanda, tudo isso influencia fortemente nas metodologias que cada uma deve adotar. No entanto, podemos ficar atentos àqueles pontos que podem sim ter algo em comum e, por isso, podem ser aproveitados em ambas. Abaixo você acompanha quatro exemplos que podem ser copiados e utilizados tanto em grandes empresas quanto em pequenas e micros:
Controles internos
Os controles internos das grandes empresas são complexos, detalhados e diversificados. Tudo para garantir o pleno funcionamento e diminuir o número de erros e riscos de fraudes. Nas pequenas empresas esse controle também é válido e importante, mas devem estar mais direcionados no controle do caixa. Foco no controle de estoque. A falta de controle pode acarretar em fata de matéria-prima, consequentemente, sem trabalhos, sem ganhos e com grandes prejuízos.
Meritocracia
Grandes empresas costumam recompensar seus funcionários por bons trabalhos desempenhados. Será que as pequenas também podem fazer isso? Claro! A meritocracia consiste em reconhecer – e bonificar – o profissional pelo seu desempenho. Essa bonificação não precisa ser necessariamente em forma de dinheiro. Comece com elogios, agradecimentos, pequenos agrados e assim já estará implantando essa prática em seu estabelecimento.
Metas
Grandes empresas estabelecem metas em todos os níveis.
E você não precisa ter uma grande empresa para fazer o mesmo. As metas – acompanhadas de ações bem estruturadas – definem uma direção na qual a empresa pretende seguir. Quando se possui uma direção, fica mais fácil trabalhar porque sabemos aonde queremos chegar, certo? E somente estabelecendo objetivos você poderá ter parâmetros de comparação para entender o atual cenário da sua empresa, sabendo se ela está ou não no caminho certo. Em suma: sua empresa não precisa ser grande para traçar metas, mas para que ela se torne grande, ela precisa de metas.
Indicadores
Grandes empresas utilizam indicadores como ferramenta essencial para o seu desenvolvimento. Os índices mostram onde a empresa estava, onde ela está e onde ela deve chegar. Ao utilizar os indicadores em seu estabelecimento ficará bem mais fácil identificar erros, acertos e novas soluções. A assertividade aumenta, a qualidade do serviço e do atendimento também.
O conselho é: inspire-se nas metodologias das grandes empresas e adapte-as às metodologias da sua empresa. Somente com planejamento, foco e determinação é possível alcançar bons resultados.
Matéria adaptada do artigo “4 conceitos de grandes empresas que deveriam ser copiados por micro e pequenas empresas”, escrito por Pedro Damiani para o Portal Administradores.
Para ler o artigo original, acesse: www.goo.gl/h6VMjp