Falta de mão de obra especializada, altos índices tributários, burocracia, crédito, concorrência desleal. Essas são apenas algumas das reclamações que as empresas fazem diariamente lamentando o fato de não conseguirem se tornar mais competitivas.
É claro que nenhuma dessas reclamações é infundada e todas elas fazem sentido. Mas ao analisarmos com cuidado, podemos perceber também que a falta de pesquisa e planejamento pode contribuir para essa estagnação.
Michael Porter, professor de grande referência nas áreas de administração e economia, ensina que os empresários devem, constantemente, pesquisar e planejar sobre o setor em que atua, a fim de identificar as principais dificuldades do negócio e encontrar as melhores soluções.
Se o aumento de concorrentes é um obstáculo para o crescimento, é preciso fazer a diferença nos serviços e produtos que você oferece. Se há grande variedade de produtos similares aos da minha empresa, é preciso buscar parcerias, novas tecnologias e adquirir habilidades para negociar com fornecedores.
A maior dificuldade está na quebra de paradigmas e na implementação de ideias inovadoras. É preciso coragem para sair de um modelo padrão e promover mudanças que podem alavancar
o crescimento da empresa.
Separamos um artigo que vai trazer ótimas ideias para mudança de comportamento. Apesar de simples, essas ideias podem contribuir para o início de uma nova linha de pensamento. Que tal tentar?
1. Frequente, pelo menos uma vez por ano, alguma feira, seminário ou palestras relacionadas ao setor: é importante se informar
e se manter atualizado sobre as novidades e tendências.
2. Identifique suas fraquezas e participe de cursos e capacitações constantemente: por mais experiente que você seja, sempre há o que aprender e sempre é possível melhorar.
3. Permita que seus colaboradores também evoluam: se você quer uma equipe profissional e capacitada, ajude-os nisso.
4. Avalie o aprendizado e conhecimento da empresa, antes
e depois das capacitações, coloque em prática e divida o conhecimento na empresa: mais do que conhecer seus pontos fracos e fortes é preciso fazê-los conhecidos. Compartilhar é dar aos outros a oportunidade de ajudá-lo a encontrar as melhores soluções.
5. Realize pesquisa de satisfação com seus clientes, aproveite as datas comemorativas e engate um brinde em troca da preciosa informação.
6. Realize pesquisa de satisfação com seus colaboradores, não se esqueça da visão sistêmica, clientes internos felizes, clientes externos satisfeitos.
7. Pesquise, dentro e fora da empresa, sempre: fique de olho na concorrência, no mercado, nas novidades econômicas e principalmente nas oportunidades que podem ajudá-lo a crescer.
8. Realize o planejamento estratégico: sem planejamento é impossível chegar a um objetivo. Planeje tudo. Organize seu tempo. Estipule metas. Desafie a si mesmo e a sua equipe.
9. Meça e monitore os resultados do planejamento: de nada adianta planejar se você não usa os resultados a seu favor. Analise, faça um balanço de tudo que foi alcançado e planeje-se novamente, desta vez aplicando as mudanças e adaptações necessárias.
10. Valorize as conquistas com todos na empresa: você gosta de ser reconhecido por um bom trabalho e se sente motivado toda vez que isso acontece, certo? Seus colaboradores também! Não se esqueça de reconhecer o bom trabalho que eles fazem.
11. Procure sempre um profissional qualificado para lhe orientar: tenha sempre a humildade de perguntar e pedir conselhos
a alguém que sabe mais do que você e pode te ajudar.
Sucesso!