Sindilav

Nov/Dez - 2006 - nº 135

Programa Bom Dia Brasil

Causou-nos profunda surpresa e revolta a forma superficial
e leviana com que foi conduzida e apresentada a matéria veiculada no Jornal Bom Dia Brasil, edição de 24 de outubro último, da rede Globo de Televisão. Em primeiro lugar, por denominar os profissionais de lavanderia como “tintureiros”, expressão antiga e completamente em desuso, usada de forma pejorativa para designar uma categoria composta por empresários, pessoas sérias e dignas. Em segundo lugar, a matéria colocou um depoimento incorreto, de um profissional desatualizado e que precisa se reciclar, que não representa, em hipótese alguma, a categoria como um todo, afirmando, absurdamente, que a lavagem (ou limpeza) a seco não limpa de fato as roupas.

Em função da veiculação da matéria, alguns de nossos associados já foram abordados por clientes que não mais querem lavar suas peças a seco, o que demonstra o alcance da comunicação dessa rede de televisão. Afirmar que peças lavadas a seco não ficam limpas é uma tremenda leviandade e uma absoluta falta de conhecimento. Em vista disso, o SINDILAV encaminhou correspondência à rede de televisão citada, tecendo comentários técnicos sobre o processo de lavagem a seco, sobre a categoria e sobre o atual parque industrial, que possui avançada tecnologia e processos de lavagem em constante atualização.

E, por considerarmos imprescindível, solicitamos a veiculação de outra matéria sobre o assunto, com o mesmo destaque, a fim de esclarecer o consumidor, que é, em última análise, o principal interessado em uma correta informação.