Sindilav

Set/Out - 2013 - nº 176

Segurança e transparência

 

capacete

Garantir a segurança do colaborador não é só importante, mas fundamental. Por isso, a Norma Regulamentadora NR-12 – que estabelece as diretrizes de proteção dos trabalhadores no manuseio e utilização de máquinas e equipamentos – está em processo de revisão. A Comissão Nacional Tripartite Temática, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, está reavaliando a NR e seus anexos, com a intenção de torná-la mais transparente e prática, para facilitar seu cumprimento.

A recomendação para o segmento de lavanderias é que todos os empresários do setor se mantenham atentos às medidas para que, se necessário, providenciem a instalação dos dispositivos de segurança previstos na NR. Mesmo que para isso seja preciso fazer adaptações e solicitar a ajuda dos fabricantes do equipamento.

A principal função da norma é orientar as empresas sobre quais atitudes são recomendadas e quais equipamentos são necessários para prevenir acidentes e agravos à saúde de seus trabalhadores. Isso se aplica em todas as fases e etapas, e na execução de atividades que demandam a utilização de máquinas, ferramentas e equipamentos que podem causar algum tipo de dano.

Atualmente, a classe empresarial considera a NR-12 pouco esclarecedora – com recomendações vagas e genéricas – dificultando o entendimento das medidas e comprometendo a segurança dos funcionários.

A classe empresarial concorda e é favorável à manutenção das normas regulamentadoras, desde que elas sejam claras e acompanhem as mudanças que as novas tecnologias trazem para máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho. Isso porque uma norma que se aplicava em um modelo antigo de máquina, pode não ser adequada para um equipamento recente.

O Governo, por sua vez, afirma que não haverá surpresas nas mudanças da NR, já que todas elas estão sendo construídas com a participação das empresas, através de grupos de trabalho e consultas públicas.

A nós, empresários, resta-nos acompanhar e adaptar.