Com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é normal crescer em todo empreendedor um entusiasmo e uma vontade de investir, para não deixar as oportunidades passarem. Isso é ótimo, mas é preciso ter cuidado. Afinal, os eventos são breves e passageiros e os investimentos, dependendo da dimensão, ficam.
Claro que a nossa intenção não é desmotivar, mas abrir os olhos para que toda e qualquer modificação em sua empresa, visando esses grandes eventos, seja bem planejada. Afinal, você pretende aproveitar as oportunidades e não ficar no prejuízo, certo?
Aí vão algumas dicas:
Vá onde o turista está
Se o seu estabelecimento fica longe de onde os novos clientes estarão, aposte em lojas pop-ups (temporárias). Procure um espaço livre em áreas que vão receber os turistas, próximas a pontos estratégicos, e estabeleça ali um ponto de conveniência que ofereça o que ele precisa. Somente assim você conseguirá benefícios com esses eventos.
Você e sua equipe já falam inglês? E espanhol?
Saiba que falar inglês é importante, mas as projeções e pesquisas apontam que a maioria dos turistas que virão para a Copa do Mundo serão nossos vizinhos, da América do Sul. Por isso, valorize também o idioma de nossos ‘Hermanos’. Faça cursos de especialização e incentive sua equipe a estudar sobre a cultura e os costumes dos latino-americanos. Faça com que eles sintam-se bem atendidos, e faça desse o diferencial entre os seus concorrentes.
Feche parcerias
Entre uma partida e outra o turista sempre procura descanso, polos gastronômicos e diversão. Realize parcerias com hotéis, restaurantes e comércios para oferecer pacotes promocionais aos clientes. Lembre-se da comunicação visual e trabalhe forte na divulgação. Você não vai se arrepender!
Jamais tente competir com as grandes empresas
As pequenas empresas têm suas peculiaridades, como a segmentação de público e a capacidade de estabelecer relacionamentos estreitos. As grandes visam quantidades e variedade de produtos e serviços. Por isso, invista na qualidade, no atendimento, na capacitação de sua equipe. Faça da sua lavanderia um estabelecimento diferenciado, e isso fará com que você obtenha destaque em um cenário de grande competitividade.
Faça promoções e entre no clima festivo das comemorações e dos seus clientes
Não há nada mais desanimador do que entrar em um ambiente que está com a sintonia totalmente oposta à sua. Muitos, nem entram.
A Copa do Mundo se aproxima, mas ainda existe tempo para planejar ações e tirar o máximo proveito do evento para o seu negócio. Mãos à obra! E sucesso!
Fontes para elaboração da matéria:
O empreendedorismo na Copa do Mundo de 2014
www.goo.gl/nzs62e
A Copa não é a maior oportunidade da sua vida
www.goo.gl/DL9O46