Sindilav

Mar/Abr - 2013 - nº 173

Grandes x Pequenas

 

Anel

O Sindilav, cumprindo seu papel na defesa dos interesses de seus afiliados, sempre tem abordado a questão da importância de se criar políticas públicas de incentivo aos micro e pequenos empreendedores, levando em conta que o segmento de lavanderias é formado, em sua maioria, por empresas deste porte.

Uma interessante matéria publicada no site da Exame – cujo o conteúdo, na íntegra, pode ser acessado através deste link: http://goo.gl/FuVOJ – mostra um estudo que comprova que as grandes empresas são as maiores beneficiadas, quando o assunto é crédito financeiro.

Quando os “peixes grandes” simplesmente engolem os “peixes pequenos”, há algo de errado: é sintoma de uma economia pouco competitiva, nada inovadora, com pouco incentivo para quem quer empreender.

A matéria mostra ainda que, no Brasil, o principal culpado pela baixa competitividade é a falta de crédito para quem deseja investir. Uma pesquisa elaborada pelo economista Carlos Antonio Rocca, diretor do Centro de Estudos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, aponta que quase 80% dos créditos disponíveis no mercado são concedidos às grandes companhias, que faturam mais de 400 milhões de reais por ano. Em decorrência disso, os custos de financiamento das pequenas e médias empresas ficam 90% mais caros. “Criou-se no país um sistema de financiamento que é feito por grandes bancos para grandes companhias, e só”, diz Rocca.

Vale ressaltar que no mundo inteiro a prática de se investir mais nas grandes empresas do que nas pequenas é perfeitamente comum, até mesmo porque as empresas menores estão mais propensas aos riscos econômicos. Mas, no Brasil, essa disparidade é alarmante, pois apresenta um índice que chega a ser até 50% maior do que os índices apresentados pelos países desenvolvidos.

A matéria alerta para o fato de que os bancos de fomento devem focar mais seus investimentos em empresas promissoras e desamparadas pelo mercado de capitais e bancos comerciais, isso, é claro, se quiserem crescer com essas empresas.

“Para os bancos, ignorar o potencial desse mercado é um risco, ainda mais num cenário de juros historicamente baixos.”

Nós, do Sindilav, esperamos que com a aproximação de grandes eventos – como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – e com as expectativas de bons índices na economia brasileira, os olhos dos investidores se voltem para as micro e pequenas empresas brasileiras, a fim de consolidar cada vez mais o segmento
de lavanderias.