Sindilav

Mar/Abr - 2013 - nº 173

Lavanderia industrial – JEANS

Antigamente, o jeans chegava à casa do consumidor coberto com uma espessa camada de goma, que deixava o tecido duro e desconfortável. A goma era retirada somente após passar por vários processos de lavagens domésticas. Era assim, mas graças a Marithé François Girbaud – que criou em 1970 o método Stone Wash – o processo mudou. O denim (matéria prima do jeans) passou a ser visto como uma folha em branco, pronta para receber qualquer tipo de pintura. Em outras palavras, descobriram que se tratava de um tecido flexível, que permitia diversas intervenções e customizações.

O segmento de lavanderia jeans é bem peculiar, porque mistura a higienização com processos criativos, tingimento e artesanato. Sim, é na lavanderia jeans que aquela calça ganha o aspecto envelhecido e/ou amarrotado. É na lavanderia jeans que aquelas manchas brancas ou coloridas surgem.

Entre pedras, tintas, produtos químicos, lasers e vapor é preciso ter também muita disposição, porque trabalho pesado é o que não falta.

Jeans

Conheça abaixo um pouco mais
sobre os principais processos de lavagem
em uma lavanderia jeans:

O Stone Wash é um processo de lavagem que utiliza máquinas de lavar com tambores rotativos cheios de pedras. O atrito causado entre as pedras e as peças promovem o desgaste do tom azul e o efeito de envelhecimento. O Stone Wash pode ser aliado a diversos produtos químicos, como as enzimas celulósicas, que potencializam o efeito de envelhecimento.

O Tingimento Vintage garante uma nova cor ao tecido, além de efeitos que criam um aspecto jovial e contemporâneo. Bigodes, puídos, forno e uma infinidade de técnicas dão ao jeans características exclusivas que dependem apenas da criatividade de cada estilista e de cada equipe de lavagem.

Após todo esse processo é possível também aplicar o permanganato – uma substância química utilizada para corroer a cor do jeans, promovendo clareamentos localizados. A área da peça, que vai receber o permanganato, é devidamente lixada antes da aplicação, para identificar as áreas que serão desbotadas.

Posteriormente, as peças são mergulhadas em uma substância denominada ‘metabissulfito de sódio’ que vai revelar o efeito do permanganato aplicado anteriormente. Em algumas ocasiões o cloro também é utilizado, para obter um clareamento ainda maior. Nesse caso é preciso cuidados especiais, pois se o jeans possuir elastano corre-se o grande risco de danificá-lo, fazendo com que perca a elasticidade.

Enfim, diversas são as possibilidades e, de igual modo, as especificidades de uma lavanderia industrial que trabalha com jeans. Os cuidados também são extremos, afinal, um procedimento irregular pode comprometer até 120 peças de uma só vez – que é a capacidade de uma máquina industrial.

Os equipamentos de proteção dos funcionários são essenciais e jamais podem ser negligenciados, já que o segmento utiliza frequentemente tintas, produtos químicos, ferramentas cortantes e máquinas que emitem calor.

Agora, toda vez que vestirmos uma peça em jeans, certamente nos lembraremos dessas lavanderias e de todo trabalho envolvido no processo.