Sindilav

Mai/Jun - 2012 - nº 168

Desoneração da folha de pagamentos

A Medida Provisória nº 563/2012, alterou a alíquota das contribuições previdenciárias da folha de salários para alguns setores, dentre eles, o setor hoteleiro. O SINDILAV atento a todas as mudanças que interfiram direta ou indiretamente sobre a atividade de seus associados, enviou um requerimento ao Ministro Guido Mantega, solicitando a inclusão do segmento de lavanderia na lista de setores que são beneficiados pela medida.

Como justificativa, foram apresentados pontos importantes – como o fato de que as lavanderias são mais que extensões dos hotéis, cartão de visitas dos mesmos. Afinal, os serviços desse setor são muito requisitados e fundamentais para que os hotéis possam apresentar roupas limpas e higienizadas aos hóspedes.

Além disso, visando todos os eventos esportivos que estão para acontecer em nosso país, é seguro afirmar que as lavanderias também apresentarão aumento na contratação de mão de obra. De acordo com dados do próprio Ministério do Trabalho, a segmento já tem apresentado crescimento. Com a desoneração da folha de pagamentos, o segmento aumentará o seu capital de giro e poderá investir cada vez mais em contratações de mão de obra com carteira assinada. Importante destacar que também será necessária a manutenção e aquisição de novos equipamentos para atender toda a demanda futura. Para reforçar seu pedido, o SINDILAV pediu apoio à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMERCIO) e espera que a união das solicitações resulte em uma resposta positiva e, consequentemente, mais benefícios para o nosso setor.