Diminuir a burocracia, padronizar os documentos, automatizar os trabalhos e aumentar a assertividade de informações. Essas quatro ações sintetizam o objetivo proposto pelo Projeto Sistema Autenticador e Transmissor, O SAT – ISS.
O sistema irá auxiliar o contribuinte na transmissão do Recibo Provisório de Serviços (RPS), para que ele seja convertido em Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Também reduzirá os custos, facilitando a prestação de contas. O processo é simples, veja:
- O estabelecimento prestador de serviços emite e entrega ao consumidor o Recibo Provisório de Serviço (RPS);
- Periodicamente o estabelecimento deverá transmitir – através do sistema SAT-ISS – os recibos gerados naquele período. Após a transmissão, o RPS será convertido em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NF-e);
- As NFS-e emitidas estarão disponíveis no site da prefeitura www.nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br para consulta impressão e/ou redirecionamento via e-mail ou SMS.
O equipamento de certificação digital, que será utilizado para este fim, é blindado e garante a total autenticidade e integridade dos documentos emitidos. Além disso, seu uso é bem simples e não exige muitos conhecimentos técnicos.
Na fase experimental, um pequeno número de estabelecimentos – a maioria, lavanderias escolhidas pela Prefeitura de São Paulo – utilizará o SAT-ISS. Posteriormente e gradativamente, o projeto será levado aos demais estabelecimentos prestadores de serviços.
Acompanhe novidades e tire dúvidas no site da Prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br/ – menu ISS.