No longínquo ano de 1941, quando a grande maioria de nós não havia nascido, foi fundado o sindicato patronal de lavanderias com base na Capital de São Paulo, percorrendo um longo caminho até chegar aonde chegou. Inicialmente, sua sede estava localizada no centro da cidade.
Aos 40 anos de fundação, quando a ANEL – Associação das Empresas de Lavanderia existia há apenas 3 anos, estava sendo iniciada uma união mais sólida entre as duas entidades, criando laços que seriam para sempre. Já nessa época, entre os objetivos do Sindicato, se destacava a proposta de criar a obrigatoriedade da lavagem de uniformes pelo empregador, uma luta que dura até hoje e está sendo ganha.
Quando, nos anos 90, a ANEL comprou um imóvel no bairro do Morumbi, o SINDILAV passou a funcionar dentro de sua sede, passando a ser gerido por uma Diretoria, cujos nomes eram em grande parte oriundos da Associação. A partir daí, foi acontecendo uma transformação gradual que, com o passar dos anos, culminou no que o SINDILAV é hoje, uma entidade forte e reconhecida pelo setor e fora dele.
Entre as muitas realizações mais recentes do Sindicato se destacam as diversas gestões junto ao poder público para corrigir distorções da legislação, como por exemplo, a atualização SINDILAV dos limites do Super Simples; campanha publicitária para levar os consumidores a utilizarem mais os serviços de lavanderia; reuniões com o sindicato dos trabalhadores para uma boa negociação das Convenções Coletivas anuais que reajustam salários e tratam de benefícios aos trabalhadores; palestras e treinamentos para atender às Normas Regulamentadoras obrigatórias e muitas outras.
O atual Presidente, José Carlos Larocca, trabalhando com apoio de sua diretoria, vem implementando diversas ações para atender à expectativa dos empresários de lavanderia, junto às autoridades dos diversos escalões, federal, estadual e municipal, inclusive junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – FECOMERCIO, entidade da qual é diretor.
Larocca, responsável por grande parte das últimas conquistas – que não são poucas – ressalta a importância do engajamento da classe para que novos projetos sejam bem sucedidos e beneficiem todas as empresas representadas, abrangendo a Capital de São Paulo e mais de 300 cidades do Estado.
Para comemorar a longevidade e a vitalidade do SINDILAV, foi oferecido um jantar em 12 de maio, ao qual compareceram empresários de lavanderia, autoridades, fornecedores e pessoas ligadas à atividade.