Sindilav

Mai/Jun - 2011 - nº 162

SINDILAV é um dos vencedores do Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade

Com o tema “Princípios do varejo responsável”, a FECOMERCIO e a Fundação Dom Cabral pretendem mobilizar as empresas e entidades para que desenvolvam projetos visando ao desenvolvimento de uma economia sustentável em nosso país O SINDILAV – Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região, na noite de terça-feira, dia 31 de maio, classificou-se em primeiro lugar no 2º Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade, na categoria “Entidade Empresarial/Sindical”.

O prêmio foi oferecido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO, por meio do Conselho de Sustentabilidade, cujo Presidente é o Professor José Goldemberg, ex-ministro do Meio Ambiente e ex-Reitor da USP, em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável – CDVR, da Fundação Dom Cabral – FDC, uma das cinco maiores escolas de negócios do mundo, segundo o jornal Financial Times. Nesta edição, o tema em questão foi “Princípios do Varejo Responsável”, com o objetivo de propor um novo olhar sobre os desafios da sustentabilidade e suas implicações para o ambiente empresarial.

O SINDILAV venceu na categoria Entidade Empresarial/Sindical com o projeto Selo de Qualidade e Sustentabilidade (SQS). Esse selo faz parte do Programa da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias (PQMS-L), desenvolvido pelo Sindicato e pela ANEL. O objetivo principal do programa é melhorar a imagem das lavanderias e do segmento junto ao mercado consumidor, ampliando sua gestão de qualidade, ambiental e de sustentabilidade. Desta forma, as lavanderias tornam-se mais competitivas, reduzem seus custos operacionais e, consequentemente, ampliam sua margem de lucro.

José Carlos Larocca, Presidente do SINDILAV, lembra que foram dois anos de muito trabalho para formatar o Selo de Qualidade e Sustentabilidade. “Estamos muito orgulhosos por ter recebido este prêmio que dividimos com a ANEL – Associação Nacional das Empresas de Lavanderias, parceira na idealização do projeto. É um reconhecimento muito importante, especialmente levando-se em consideração a qualidade e a quantidade de projetos apresentados, assim como o gabarito do corpo de jurados”, concluiu.

Segundo a FECOMERCIO, a 2ª Edição do Prêmio teve mais de 300 projetos inscritos, de 19 Estados, representando as cinco regiões do Brasil.

As empresas foram premiadas em três categorias, com algumas subcategorias: Empresa – nas subcategorias Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa e Entidade Empresarial/ Sindical; Órgão Público e Academia – Professor e Estudante. O primeiro colocado de cada categoria/subcategoria recebeu como prêmio um troféu estruturado em madeiras brasileiras, de diversos tipos, certificadas ou reaproveitadas, além de um diploma.

Projeto vencedor do Sindilav: Selo de Qualidade e Sustentabilidade – SQS

O Selo de Qualidade e Sustentabilidade – SQS faz parte do Programa da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias – PQMS-L. Ganham tal chancela as empresas que cumprem os requisitos do Programa – comprovados após auditoria. Trata-se de uma parceria entre o SINDILAV e a ANEL e podem participar lavanderias de todo o Brasil.

Estruturado conforme requisitos de certificações internacionais – ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS SAS 18001 – e adaptado ao segmento de lavanderia, o programa confere o selo SQS correspondente às empresas que estejam em conformidade com estes requisitos. “As exigências são abrangentes. Incluem desde a adequação e comprovação do atendimento aos requisitos legais do Programa até a manutenção dos níveis da qualidade de serviços prestados, passando pela gestão apropriada de consumo e reutilização de recursos como água e energia e da destinação adequada de resíduos do processo industrial”, explica Larocca.

O selo pode ser obtido em três níveis: ouro, prata e bronze. O ouro indica que a lavanderia aplicou integralmente os requisitos do Referencial Normativo PQMS-L. O de prata, que alguns itens considerados necessários para demonstrar a melhoria e desempenho do Sistema de Gestão da lavanderia foram implantados. Já o selo bronze representa que somente os requisitos considerados obrigatórios para a operação básica das lavanderias – como atendimento a exigências legais, manual de gestão e recursos mínimos foram atendidos.