Sindilav

Nov/Dez - 2002 - nº 111

Pesquisa nacional por amostra e domicílios

Foram divulgados, recentemente, pelo IBGE, os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAB). Esse retrato atualizado do Brasil compara os resultados obtidos nos 365 dias que se encerraram em 25 de setembro de 1999 e os 365 dias que antecederam o dia 30 de setembro de 2001. A pesquisa divide-se em sete grandes grupos: dados gerais, migração, educação, trabalho, família, domicílio e rendimento.

Para o setor de lavanderias tem especial interesse o grupo das unidades familiares. Nesse grupo, o número médio de indivíduos por família, em 2001, foi de 3,3. Em função do curto intervalo entre as pesquisas, destaca-se apenas o aumento na participação de famílias chefiadas por mulheres, de 26.1% para 27,3%.

O rendimento médio do trabalhador brasileiro, em 2001, foi, em termos reais, 1,7% superior àquele aferido na pesquisa anterior. Regionalmente, destaca-se a disparidade de rendas entre a região Sudeste e a região Norte, a menos desenvolvida para pessoas em idade ativa (Fonte: Federação Nacional do Comércio).