Diversas empresas, inclusive as de menor porte, podem voltar a pensar na Bolsa de Valores como alternativa de captação de recursos. É o que a revista Valor Investe Especial prevê em seu artigo “Futuras Novatas”. A partir de uma pesquisa extensa, o instituto Valor Data elaborou um ranking de empresas com receitas líquidas entre R$ 62,3 milhões e R$ 232,1 milhões. A maior parte delas já é sociedade anônima, mas de capital fechado. Também aparecem poucas empresas com capital aberto, mas limitadas. Segundo a reportagem, os investidores estão mais propensos a alternativas diferenciadas. Há uma tendência para o crescimento de operações com empresas de tamanho médio.
Embora ainda seletivo, o mercado está disposto a avaliar operações de menor porte. Uma das alternativas é o Bovespa Mais, que simplifica os procedimentos para empresas menores que desejam abrir seu capital. Observa-se nessas empresas um crescimento importante, bom nível de maturidade e processo de profissionalização. Essa faixa intermediária de empresas revelou maior capacidade de fazer crescer os lucros. Os dados demonstraram “uma distribuição mais equilibrada e uma pulverização maior em relação às empresas maiores, com várias empresas apresentando taxas de crescimento das receitas superiores a 100%”, disse Lauro Veiga Filho, que elaborou a reportagem.
A Atmosfera, empresa especializada em higienização e locação de uniformes e roupas industriais e hospitalares, – unidade de Jundiaí – aparece como a 13a colocada no ranking publicado nessa reportagem da Valor Investe, demonstrando o significado do segmento de lavanderia na economia do país.