Sindilav

Set/Out - 2010 - nº 158

A importância do atendimento

Colocar na linha de frente de sua lavanderia pessoas que possuem o perfil ideal para o bom atendimento ao público é essencial. Seja uma recepcionista de balcão, um vendedor ou um motorista, eles são os representantes de sua empresa e depende muito desses profissionais a imagem – boa ou má – que o cliente terá de sua lavanderia.

Por isso, o recrutamento dessas pessoas deve ser feito com o máximo critério. E o treinamento, antes que ocupem o posto, é extremamente necessário.

Algumas disposições e características que a pessoa da linha de frente precisa ter:

Boa relação interpessoal.

Preocupação com a sua aparência, apresentando-se com cabe–
los penteados, unhas tratadas, trajes adequados (é recomen-
dável você oferecer uniforme).

Estar sempre disposta a sorrir.

Saber ouvir o que o cliente tem a dizer, sem interrompê-lo.

Ter respostas educadas e argumentos convincentes.

Saber como encaminhar os problemas apresentados pelo
cliente a quem possa realmente resolvê-los.

Sugerir novos serviços ou promoções aos clientes (lavagem
de edredons, cortinas, tênis).

Estar sempre disposta a aprender e aceita sugestões de fazer
um curso de aperfeiçoamento.

Perceber que seu bom desempenho vai contribuir para o
crescimento da empresa e se orgulha disso.

Se você observar que uma pessoa que escolheu não dará conta do recado, não hesite em substituí-la. O bom nome e o prestígio que sua lavanderia conquistou não podem ser ameaçados por profissionais inadequados para o cargo, arruinando todo um esforço que você fez para promover e destacar sua empresa em relação à concorrência.