Sindilav

Set/Out - 2010 - nº 158

Preços baixos: o caminho mais curto para o insucesso

Praticar preços baixos é o caminho mais rápido para descapitalizar a empresa e desvalorizá-la perante o mercado.

Ao invés de oferecer como vantagem o menor preço, procure mostrar ao cliente as qualidades de seu serviço, os diferenciais em relação aos concorrentes, o custo-benefício, a comodidade e a conveniência de utilizar sua lavanderia.

Para praticar o preço justo – aquele que lhe dará condições de continuar e crescer – é primordial conhecer os números de sua empresa. Mas para isso é necessário melhorar a gestão do negócio e investir em planejamento, capital de giro e gestão de custos.

Planejamento

O sucesso é alcançado mais fácil e rapidamente com o planejamento. É através do Plano de Negócio que o empresário demonstra a viabilidade da empresa e como as metas serão atingidas. É aplicável tanto para o lançamento de novos empreendimentos quanto para o planejamento de empresas já estabelecidas. Se sua empresa ainda não tem um Plano de Negócio, peça a ajuda de um consultor ou utilize softwares disponíveis no mercado.

Capital de giro

A gestão de capital de giro também contribuirá para o sucesso de seu empreendimento. O capital de giro, que precisa de acompanhamento constante, representa em média 30 a 40% do total dos ativos de uma empresa. Preventivamente deve ser formada uma reserva financeira para enfrentar as mudanças inesperadas no quadro financeiro da empresa.

Segundo a consultora Fernanda Peregrino, do Sebrae, “outra forma seria encurtar seu ciclo econômico, que se resume no tempo necessário à transformação dos insumos adquiridos em produtos ou serviços, que pode ser: aumentar o giro dos estoques ou diminuir o ciclo de compras”.

Ela acrescenta que “é possível ainda melhorar o capital de giro com a redução da inadimplência dos clientes (se for o caso melhorando sua concessão de crédito) e com o não endividamento a qualquer custo (comprando o estritamente necessário). Outra opção seria alongar o perfil do seu endividamento, implantando um programa de redução de custos e substituindo passivos com a troca de uma dívida por outra de menor custo financeiro”.

Gestão de custos

Por último, é necessário estabelecer uma boa e eficiente gestão de custos. Em tese, não é possível repassar aos preços finais de seus serviços eventuais ineficiências, desperdícios e excessos que se verificam na organização. Então, o lucro depende de adequado e rigoroso acompanhamento dos dispêndios e o estabelecimento de um preço de venda que atenda ao consumidor e às necessidades empresariais, sem perder de vista a concorrência. A melhor opção para sobrevivência no mercado é a obtenção de um adequado controle de custos dos serviços vendidos pela empresa, de forma a permitir a formação de preços de vendas.