Mar/Abr - 2019 - n 209

4 dicas para ajudar a manter a saúde do empreendedor

Administrar uma empresa não é tarefa fácil, principalmente quando não se está com a saúde em dia.

No mundo dos negócios, um assunto delicado e muito pouco falado por empreendedores e pelo público em geral é o alto índice de problemas de saúde mental que atingem o empresário. O estilo de vida do empreendedor – repleto de preocupações, estresse e outros sentimentos – parece o tornar mais suscetível a transtornos como depressão, ansiedade, bipolaridade, alcoolismo e drogas, entre outros.

Em primeiro lugar, antes de qualquer dica, o indivíduo que está com depressão ou com alguma outra doença mental deve procurar imediatamente tratamento médico. Esses males devem ser encarados de forma séria e urgente, pois o empreendedor que não está com a saúde em dia, certamente, não poderá contribuir tanto para o sucesso da empresa.

Acompanhe a seguir quatro dicas para enfrentar a rotina estressante que pode envolver a gestão de um empreendimento.

1. TENHA CONFIANÇA EM SI E NA SUA EQUIPE
Centralizar todas as atividades do negócio só vai te deixar mais estressado e prejudicar sua saúde – além de você ainda não dar conta de tudo. Exatamente por isso, ter confiança em outros profissionais, preparando-os para assumirem funções de liderança, te ajudará a fazer uma gestão mais bem-sucedida.

Sabemos que, de fato, não é fácil deixar outras pessoas assumirem responsabilidades dentro da empresa. Sempre fica aquela sensação de perda de controle de determinada área do negócio. Contudo, é preciso entender que não existe sucesso quando se faz tudo sozinho.

Portanto, confie no seu trabalho, na sua capacidade de identificar outras lideranças e transfira responsabilidades. Sua saúde agradece!

2. NÃO SE COMPARE A OUTROS EMPREENDEDORES
Na sociedade em que vivemos, é muito comum acessarmos nossas redes sociais e vermos pessoas felizes o tempo todo, postando sempre fotos que retratam momentos alegres da vida. Empreendedores famosos e celebridades compartilham frases de sabedoria, nos passando a impressão de que todos são muito mais ricos, felizes e melhores do que nós. Não se deixe levar por isso.

Procure manter uma certa distância de tudo o que chama a atenção demais e tira o foco dos seus objetivos. Sabemos que pode ser muito bom ter ídolos e outras pessoas que admiramos, mas ser empreendedor é ser independente, é ser único.

Portanto, não deprecie suas conquistas, por menores que possam parecer. Ficar se comparando a outros empresários (de sucesso ou não) só vai tirar o foco de seus objetivos e te fazer perder um tempo precioso. Pense nisso.

3. TENHA UM HOBBY
Você não precisa e não deve ser empreendedor 24 horas por dia. É claro que estar à frente de um negócio requer muita dedicação, mas nem por isso precisamos abrir mão de atividades que nos façam distrair e relaxar um pouco.

Por isso, é extremamente importante ter um hobby, praticar alguma atividade que nos faça desligar, por algumas horas, o pensamento de assuntos relacionados à empresa. Exercícios físicos são incríveis, pois contribuem para a melhoria da nossa saúde, além de fazer com que nos tornemos empreendedores melhores.

Outras atividades como aprender a tocar um instrumento, falar um novo idioma ou até mesmo jogar videogame também são ótimas, pois mantêm a nossa cabeça estimulada. Independentemente do que escolher, não deixe de praticar. Você perceberá os bons resultados disso no dia a dia da empresa.

4. CONTE COM A AJUDA DE UM MENTOR
Em certos momentos na rotina de um empreendimento, o gestor pode se ver esgotado, achando que chegou ao seu limite. Nessas ocasiões, poder contar com a ajuda de um mentor, um profissional que já passou por situações semelhantes, é fundamental para reunir forças e seguir a caminhada.

Você certamente se sentirá mais livre e leve ao compartilhar angústias e dificuldades com quem já vivenciou tudo isso. Portanto, quando esses momentos surgirem em sua vida, não tenha vergonha de pedir ajuda e encontrar um mentor para chamar de seu.

Como falamos no início deste texto, é preciso sempre procurar auxílio médico ao sinal de qualquer problema de saúde mental. Contudo, com as dicas que você acabou de ver, é possível uma vida muito mais saudável.

Dedicar um tempo para você e cuidar de sua saúde não pode e nem deve ser encarado como egoísmo, mas sim como algo essencial para o sucesso da empresa.

Fonte: https://bit.ly/2L0dJI1


 

Sindilav Notícias 209


edições anteriores »