Mar/Abr - 2020 - nº 215

A importância das lavanderias durante o isolamento social

Serviços essenciais necessitam, principalmente neste momento, do trabalho das lavanderias.

Estamos passando por um momento delicado. Diversos profissionais, de diferentes segmentos, fazem parte dos chamados “serviços essenciais” e continuam seus trabalhos neste período de isolamento social. Justamente por não poderem parar, esses mercados certamente precisarão, mais do que nunca, dos serviços de uma lavanderia.

E é aí que entra a nossa proatividade, solidariedade e colaboração. O setor de lavanderias também continua funcionando e atendendo a diversos segmentos nesta quarentena. Por isso, procure os tipos de negócios chamados “essenciais” neste período de isolamento e ofereça os serviços de limpeza e higienização dos uniformes.

Faça contatos, dialogue com as empresas e proponha pacotes, descontos e parcerias. Essas iniciativas certamente são a chave do sucesso para enfrentarmos a pandemia e ainda mantermos os negócios funcionando.

Confira alguns setores que precisam dos serviços de lavanderia, principalmente neste momento:

  • Clínicas e Hospitais: uniformes, jalecos, EPIs e roupas de cama;
  • Supermercados e Padarias: uniformes dos funcionários;
  • Postos de gasolina: uniformes dos frentistas e EPIs.

Com relação aos postos de combustíveis, inclusive, já existe a NR 9 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho e Emprego, que em seu anexo II trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. A norma dispõe sobre o fornecimento e a higienização dos uniformes, que devem ser feitos pelo empregador.

A NR 9 traz em seu artigo 11.3 que “A higienização dos uniformes será feita pelo empregador com frequência mínima semanal”. Portanto, trata-se de uma ótima oportunidade para oferecer os serviços de lavanderia para o segmento.

LAVANDERIA PARA OUTROS PÚBLICOS

Para os profissionais que não fazem parte dos chamados “serviços essenciais” – bem como outras pessoas que não podem sair de casa ou não contam com qualquer tipo de auxílio –, as lavanderias também podem ajudar bastante neste momento de isolamento social.

Por exemplo, diversos profissionais estão trabalhando em regime home office, sem tempo para realizar outras atividades. Existem também pessoas que precisam cuidar da casa, das crianças e ainda dar conta de outras tarefas essenciais; além de indivíduos que fazem parte do grupo de risco, como idosos, e não contam com ajuda em casa. Para esses públicos, os serviços de lavanderia também são fundamentais – sem contar a comodidade e segurança de solicitar a retirada e entrega pelo delivery.

O Sindilav segue orientando as lavanderias sobre as medidas que devem ser tomadas com relação à higiene de funcionários, cuidados para o funcionamento e contato com os clientes. Para auxiliar na divulgação, recomendamos disponibilizar o site: uselavanderia.com.br – que apresenta, entre outras informações, os benefícios de utilizar os serviços de uma lavanderia –, além de um vídeo que fizemos sobre a importância das lavanderias neste momento de isolamento social.

Clique aqui e assista


 

Sindilav Notícias 215


edições anteriores »