Set/Out - 2020 - nº 218

Editorial – Qual será o cenário depois da pandemia?

Após a imposição de medidas de isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor de serviços iniciou o processo de reabertura gradual. O segmento de lavanderias foi bastante afetado, chegando a ter queda de 80% na média diária de faturamento.

Diversos especialistas tentam projetar qual será o cenário depois da pandemia. Com certeza, raramente acertarão, pois é um cenário difícil de se projetar. Para recuperar o prejuízo, além da revisão de aspectos gerenciais, o empresário precisa estar preparado para atender às possíveis mudanças de comportamento do consumidor.

Adaptação é a palavra de ordem no momento. O futuro das empresas é a adaptação às transformações que aí estão e que futuramente virão. Isso significa investir em aprendizado.

Lavanderias, especialmente, lidam com desafios inerentes ao desempenho de seu trabalho. São negócios pulverizados, micro e pequenos empreendimentos, muitas vezes tocados por uma família.

Portanto, em nosso segmento, temos de ser capazes de superar outros desafios que, neste momento, não conseguimos prever. O Sindilav vem orientando as empresas nos aspectos jurídicos e econômicos, e elaborando estudos que possam ajudá-las a garantir a sobrevivência de seu negócio.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav


 

Sindilav Notícias 218


edições anteriores »