Mar/Abr - 2016 - nº 191

Segurança, qualidade e sustentabilidade que valem ouro

Magnus Lavanderia recebe Selo Ouro do SQS e se torna a primeira lavanderia industrial do país a conquistar tal certificação.

Instalações da Magnus Lavanderia

Instalações da Magnus Lavanderia

Instalações da Magnus Lavanderia

Instalações da Magnus Lavanderia

Quando o Selo de Qualidade e Sustentabilidade (SQS) para lavanderias foi lançado oficialmente pelo Sindilav e pela Associação Nacional das Empresas de Lavanderias (Anel), em novembro de 2010, muitos desafios estavam pela frente. Era necessário transformar um segmento de trabalho, visto por todos como poluidor em potencial, em um ambiente seguro e controlado, evitando assim qualquer dano ao meio ambiente e promovendo o uso correto dos recursos naturais. Hoje, cinco anos depois, a Magnus Lavanderia orgulha-se de ser a primeira lavanderia industrial do país a ser certificada pelo Selo de Qualidade e Sustentabilidade – nível ouro, maior patamar de certificação do SQS e que comprova a aplicação de 100% dos requisitos do Referencial Normativo do Selo, com padrão avançado de gestão.

De acordo com Edson Di Nardi, diretor comercial da Magnus Lavanderia e vice-presidente do Sindilav, a conquista do selo significa a recompensa de um longo trabalho iniciado em 2004. Nesse ano, a empresa deu início à corrida para melhoria contínua dos seus processos de respeito ao meio ambiente, maior qualidade para os clientes e melhor ambiente de trabalho aos colaboradores, para a certificação ISO 14001. “A chegada do Selo Ouro (SQS) é a coroação do nosso trabalho, que procuramos realizar com muito comprometimento, respeito e determinação no atendimento aos nossos clientes, fornecedores e parceiros comerciais”, ressalta Di Nardi.

Para obter a certificação de maior nível do Selo de Qualidade e Sustentabilidade, segundo o diretor comercial da Magnus, foi essencial um trabalho de conscientização dos funcionários da empresa. Vários investimentos foram feitos pela alta administração da lavanderia, como treinamentos, melhorias na infraestrutura, qualificação dos colaboradores e o principal: evidenciar ao trabalhadorsua responsabilidade dentro do processo e na empresa. “Mostramos aos funcionários que, para cada tarefa executada, existe uma lei, decreto ou norma regulamentadora que deve ser respeitada, proporcionando assim melhorias contínuas, aumentode produtividade e enriquecimento profi ssional de todos”, explica.

Com o Selo Ouro, a Magnus Lavanderia Industrial alcança o grau de excelência em todos os processos da empresa e, certamente, colherá os frutos de um trabalho sério e responsável. Para Edson Di Nardi, a conscientização dos funcionários na gestão ambiental promove economia de recursos naturais, aumento de produtividade com qualidade e menos retrabalho. “Todos esses fatores criam a imagem e um posicionamento no mercado de empresa confiável e apta a atender os anseios e necessidades dos clientes. Trata-se de um diferencial que pode ajudar no desenvolvimento e crescimento constante da lavanderia”, finaliza.

CONHEÇA O SQS PARA LAVANDERIAS

O SQS é oferecido pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) e pela Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel). Trata-se de um importante programa de qualidade, meio ambiente e segurança, baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e adaptado para lavanderias. A certificação do SQS é feita em três níveis: Ouro, Prata e Bronze, e toda a auditoria fica a cargo da Rina Brasil – empresa italiana internacionalmente conhecida como certificadora das ISOs.

Acesse www.sindilav.com.br/sqs e saiba todas as informações sobre o SQS.


 

Sindilav Notícias 191


edições anteriores »