Jul/Ago - 2017 - nº 199

Ouvir seu cliente pode ajudar a aumentar seu faturamento

Separamos algumas ideias para que você utilize o feedback do público a favor do negócio.

Sabemos que ouvir o que o cliente tem a dizer é importante. Mas será que damos mesmo importância a isso durante o trabalho no dia a dia? Neste texto, traremos algumas sugestões para que você e sua equipe utilizem os feedbacks do público a favor do negócio e consigam extrair boas ideias e sugestões para melhorar constantemente. Acompanhe!

Prepare a sua equipe de atendimento
Treinar os funcionários para ouvir os clientes deve ser um dos primeiros passos para quem deseja aproveitar as sugestões do público. Primeiro porque ao ouvir o que o cliente tem a dizer, sem interrompê-lo, será possível entender melhor sobre suas expectativas e necessidades. Segundo porque essa atitude demonstra interesse e dá liberdade ao seu consumidor para ajudar você a melhorar constantemente os serviços.

Como líder, esteja por perto e dê o exemplo
Você também precisa saber a opinião do seu público. Por isso, por mais que sua equipe esteja treinada e habilitada para coletar sugestões, informações e críticas, participe do processo de interação com o cliente.

Tire uma parte do seu tempo para conversar com os clientes e conhecer melhor seus anseios. Faça perguntas estratégicas para entender o que eles pensam sobre sua empresa e para extrair informações valiosas de melhoria.

Use ferramentas digita is para suas pesquisas
As ferramentas digitais podem e devem ser utilizadas como suporte para coleta de informações do público. Se você já possui uma lista de e-mails dos seus clientes, por exemplo, é possível criar um formulário simples no Google Docs, inserir algumas perguntas relevantes e enviar para sua lista.

Mas antes de fazer isso, lembre-se de dois pontos importantes:
1. Seu cliente deve ter autorizado o envio de e-mails por parte da empresa, caso contrário a mensagem será classificada como spam (um tipo de e-mail invasivo e não autorizado).

2. Ofereça algo como agradecimento pela resposta — um desconto, por exemplo. Isso incentivará seu cliente a responder mais rapidamente e com maior interesse.

Para aprender a criar um formulário simples no Google Docs, acesse o endereço: www.bit.ly/FormulariosDocs

Lembre-se de se preparar para responder

Toda essa movimentação, obviamente, gerará um volume de interações por parte do público. Lembre-se, portanto, que será necessário respondê-lo. Prepare-se para isso; de preferência, responda o mais rápido possível, sempre mantendo a cordialidade e a transparência.

Combine com sua equipe reuniões periódicas para comentar sobre as interações com os clientes e os comentários, sugestões e reclamações apresentados. Dessas reuniões, surgem ideias que podem contribuir para o crescimento do negócio e a conquista de novos clientes, ou sugestões para melhorar o processo de trabalho e aumentar a qualidade e produtividade.

Aqui, no Sindilav, nós temos a cultura de ouvir as sugestões de nossos associados para incrementar suas necessidades aos outros diversos temas pleiteados para desenvolvimento do setor. Por isso, se você tem alguma dúvida, crítica, contribuição ou sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail para: sindilav@sindilav.com.br

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