Jan/Fev - 2020 - nº 214

Editorial – 2020: o ano do crescimento

Editorial

Começou o ano, e as esperanças estão de volta. O prestador de serviços encerrou 2019 otimista. Foi o que mostrou a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) – apurada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) –, apontando que o setor paulista cresceu 5,7% entre janeiro e setembro de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. O atraso na votação da Reforma da Previdência, principal reforma para a melhoria da economia do país, foi um dos fatores que comprometeu o desenvolvimento econômico esperado no primeiro trimestre. Mas, após sua aprovação, os setores produtivos começaram a se recuperar, com avanço nas taxas de emprego e queda da inflação. Economistas de instituições financeiras dizem que, se a conduta econômica do governo permanecer, a elevação dos negócios deve seguir baseada na recuperação das rendas das famílias, aumento dos investimentos privados e maior acesso ao crédito.

Espera-se que, em 2020, o país volte a crescer de forma consistente. Períodos de turbulência na economia colocam as empresas em situação de risco, cabendo ao empresário ter flexibilidade para acompanhar o mercado e organização para atravessar a crise.

O segmento de lavanderias está bastante otimista, pois tem como absorver uma maior demanda e voltar a trabalhar com perspectivas animadoras.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav


 

Sindilav Notícias 214


edições anteriores »