Jan/Fev - 2020 - nº 214

4 ações para melhorar a gestão da sua empresa em 2020

Algumas atitudes podem ser tomadas para a otimização de processos no seu negócio.

O ano de 2020 começou, e com ele novos planos e boas perspectivas de sucesso de um empreendimento. Muitos empresários veem o início de um novo ano como mais uma oportunidade para fazer dar certo; contudo, são poucos os que realmente tomam alguma atitude para que isso aconteça.

Se você espera que este ano seja melhor do que 2019 para o seu negócio, é necessário botar a mão na massa e fazer diferente do que já foi feito. Assim, as chances de sucesso se potencializam, já que você, diferente do ano que passou, está buscando novas formas para o desenvolvimento de sua empresa.

Neste texto, vamos dar uma ajuda com quatro ações que podem ser tomadas para que o empreendedor melhore a gestão da sua empresa em 2020. Fique atento e pense já na possibilidade de aplicar tudo isso ao seu negócio!

1 – BUSQUE MAIS O AUTOCONHECIMENTO

O processo de autoconhecimento é o ponto de partida para que suas atitudes sejam mais assertivas. É muito fácil olhar ao redor e ver erros dos outros, reclamar da política, dos nossos governantes, dos funcionários, concorrentes, impostos, entre outros. Buscamos justificativas sempre no outro, mas, muitas vezes, o problema pode estar em nós mesmos.

É aí que o processo de autoconhecimento é fundamental para mudanças. Refletir sobre nossas características empreendedoras e comportamentos pode nos fazer enxergar falhas (ainda) em tempo de serem corrigidas. Conversar com seus colaboradores e pedir auxílio na identificação dessas falhas também pode ajudar e muito.

Feito isso, é necessário que se trabalhe para a correção desses comportamentos e verifique, mais à frente, os novos resultados.

2 – TENHA CONTROLE SOBRE OS RESULTADOS DA EMPRESA E AJA DE FORMA ESTRATÉGICA

Tomar decisões por meio de “achismos” pode levar seu negócio ao fracasso. Por isso, ter controle sobre os resultados da empresa, implementando indicadores e os monitorando, é crucial para uma tomada de decisões mais eficiente e acertada.

Indicadores nos trazem informações baseadas em fatos, e não em achismos. Assim, com esses dados, é possível elaborar novas estratégias que terão mais chances de darem resultados. Isso é agir de forma estratégica!

3 – ENGAJE SUA EQUIPE

Não é preciso destacar aqui a importância dos colaboradores de uma empresa, não é mesmo? Contudo, funcionários engajados tendem a render muito mais e, consequentemente, trazer mais desenvolvimento e sucesso para o negócio.

Infelizmente, muitos empreendedores não dão o devido valor às suas equipes, o que impede o crescimento de uma empresa. Não faça parte desse grupo de empresários. Implemente uma gestão de desempenho, valorize seus colaboradores e crie um ambiente de “ganha-ganha”. Você só tem a ganhar!

4 – PROCURE SEMPRE SER MAIS PRODUTIVO

Ser mais produtivo não quer dizer, necessariamente, ter de trabalhar por mais tempo, com excessos. É possível ser mais produtivo mapeando processos, identificando gargalos e agindo para a correção desses.

No final, você verá que sua equipe está produzindo mais sem ter de trabalhar por horas e horas, em um trabalho bastante cansativo. Otimizar processos em uma organização é uma das medidas mais importantes para o crescimento do negócio.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado e desejamos um 2020 com excelentes resultados para sua empresa!

Fonte: https://bit.ly/31G92ri

img2


 

Sindilav Notícias 214


edições anteriores »