02/08/2010
Thiago Terra – Mundo do Marketing

Pesquisa da GS&MD mostra que serviço é avaliado como ótimo/bom pela maioria

Dos que avaliaram os serviços como ótimo/bom, 63% destacam a qualidade

Rio de Janeiro – Os serviços de lavanderia de São Paulo agradam a 94% dos consumidores. É o que mostra um estudo encomendado pelo Sindilav (Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região) à GS&MD, que ouviu 3,6 mil empresas do setor.

Dos que avaliaram os serviços como ótimo/bom, 63% destacam a qualidade. Em seguida está o atendimento, com 32%, e a pontualidade, principal atributo para 30%. Este último, junto à entrega, é avaliado como ótimo/bom para 92% dos que participaram. A avaliação foi feita com 806 consumidores que utilizaram pelo menos uma vez os serviços de lavanderias entre outubro e novembro de 2009. O perfil dos que consomem este serviço é variado, com idade média de 43 anos.

Dos que participaram da pesquisa, 33% têm mais de 51 anos, 31% estão entre 20 a 30 anos, e 20% são da faixa dos 31 aos 40 e 16% entre 41 e 50 anos. As mulheres são a grande maioria com 70% dos usuários de lavanderia. Apesar de 48% dos que usam este serviço serem casados e 58% têm filhos, os usuários solteiros somam 37%, fora os divorciados (8%) e os viúvos (7%).

O predomínio dos que usam estes serviços é de consumidores das classes A (31%) e B (58%). A escolha da lavanderia está diretamente ligada à proximidade de casa (60%) e do trabalho (6%) e apenas 20% dos entrevistados conhecem as lavanderias por indicação, contra 76% de pessoas que descobrem uma ao passar por ela.