PANORAMA DO MERCADO DE LAVANDERIAS

LAVANDERIAS

No Estado de São Paulo existem, aproximadamente, 5.225 lavanderias, sendo 4.225 domésticas e 1.000 industriais. Destas, 70% estão localizadas no município de São Paulo. 80% são pequenas empresas. 90% têm até 10 funcionários.
No Brasil, estima-se que existam 8.000 lavanderias, aproximadamente, sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais.

EMPREGOS

Essas empresas geram em torno de 33.000 empregos diretos no Estado de São Paulo, 14.800 na cidade de São Paulo e 95.000 no Brasil.

FATURAMENTO 2018

Faturamento no estado de São Paulo
Faturamento no Estado de São Paulo, em 2018, aproximadamente R$3.960.000.000,00.

Faturamento no setor doméstico no estado de São Paulo: R$35.000,00 / mês x 12 = R$419.000,00 / ano x 4.225 lavanderias = R$1.770.000.000,00.

Faturamento no setor industrial no estado de São Paulo: R$138.000,00 / mês x 12 = R$1.656.000,00 / ano x 1.000 lavanderias = R$1.656.000.000,00 + R$264.600.000,00 (Atmosfera) = R$1.920.000.000,00.

Faturamento no Brasil
Faturamento no Brasil: estimado em R$5.976.000.000,00 / ano.

Faturamento no Brasil no setor domestico: R$31.000,00 / mês = R$372.000,00 / ano x 6.000 lavanderias = R$2.232.000.000,00.

Faturamento no Brasil no setor industrial: R$156.000,00 / mês = R$1.872.000,00 / ano x 2.000 lavanderias = R$3.744.000.000,00.

PARQUE INDUSTRIAL, EQUIPAMENTOS E INSUMOS

Parque industrial com avançada tecnologia em equipamentos e processos de lavagem, em constante atualização. As máquinas empregadas pelas lavanderias industriais são de origem nacional e importada, com diferentes tecnologias, entre máquinas convencionais, lavadoras extratoras e máquinas de lavagem a seco blindadas, com as mais variadas capacidades. O tempo de lavagem depende do volume e da sujidade das roupas, variando de 30 a 90 minutos. Outra tecnologia utilizada são os Tuneis de Lavagem, com dispositivo que puxa automaticamente a roupa que, após lavada, vai para área de acabamento. Nesta etapa uma máquina denominada calandra dobra e passa automaticamente peças grandes, como lençóis, por exemplo. Para as toalhas e uniformes são utilizadas máquinas com dobradeiras, que lavam até mil quilos/hora de roupa e que, após a lavagem, são lançadas automaticamente para a fase de secagem. Esses grandes equipamentos são importados principalmente da Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Espanha. A indústria fornecedora de equipamentos para lavanderias tem muita preocupação em manter-se aperfeiçoada, gerando sempre novidades para o setor, sendo que os últimos 3 anos foram marcados por uma diversificação de ofertas e melhoria de qualidade.

ÁGUA E AMBIENTE

Temos bastante preocupação com o aspecto ambiental e o setor está muito motivado para o tema. O sindicato tem recomendado a seus associados o uso de insumos não poluentes e que não agridam o meio ambiente. Embora os custos de controle ambiental sejam muito altos, o setor vem gradativamente se adequando e hoje possui um bom nível tecnológico de controle de atividades, de forma a manter- se ambientalmente correto, atendendo a legislação específica. Temos sempre lembrado ao setor que a Lei Ambiental nº 9605, de 1998, está em vigor e é severa, com multas expressivas.

A questão da água também é preocupante para o setor. Existe um estudo da Organização das Nações Unidas segundo o qual em 2025 dois terços da humanidade terá problemas de abastecimento de água. Assim, temos recomendado o uso racional e já existem muitas lavanderias que tratam e reciclam a água, gerando uma economia muito grande. O sindicato está atento ao problema e vem acompanhando o assunto de perto, procurando manter o setor atualizado sobre possíveis soluções emergentes, embora não tenha um programa específico para a questão.

OUTROS DADOS

Apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia.

Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

Cada loja de lavanderia doméstica atende, em média, 13.500 clientes/ano, (47 clientes x 24 dias x 12 meses), resultando no total aproximado de 41.900 peças/ano (142 peças x 24 dias x 12 meses).

As lavanderias brasileiras lavam aproximadamente 8.000 toneladas/dia, utilizando em torno de 190 toneladas/dia de produtos químicos, nas cerca de 16.000 máquinas instaladas, que se renovam, anualmente, em torno de 20% (3.200).

ESTIMATIVAS

Crescimento nos próximos 5 anos: 5% em oferta de serviços e em faturamento. Para 2019, a previsão é que a oferta de serviço e o faturamento recuperem a perda ocorrida em 2018.

Expansão do Mercado: um dos fatores mais importantes foi o aumento da presença feminina no mercado de trabalho. Mais da metade das brasileiras já faz parte da população economicamente ativa.

CLIENTES

Classes A + B = 89% e Classe C = 11%
70% feminino
Idade média 43 anos