Como abrir uma lavanderia

confira o passo a passo

Para ajudar o novo empresário, que tem dúvidas para constituir a sua empresa, o SINDILAV, listou abaixo, os procedimentos, assim como os documentos necessários para a realização da abertura da uma empresa.

Junta Comercial do Estado SP /JUCESP

Documentos necessários para registro:

- 03 (três) vias originais do contrato de constituição elaborado conforme a determinação do Código Civil de 2002 (devidamente rubricados e assinados pelos sócios com duas testemunhas e um advogado);

- 01 (uma) cópia autenticada do RG e CPF de cada sócio;

- 01 (uma) cópia autenticada do IPTU do endereço onde a empresa será estabelecida Para abertura da empresa o prazo médio é de no mínimo 07 (sete) dias úteis. Será necessário o pagamento de algumas taxas para o procedimento, assim como: Gare e Darf

Receita Federal do Brasil/Secretaria da Fazenda do Estado

Documentos necessários:

- 01 (uma) cópia autenticada do contrato devidamente registrado na Junta Comercial do Estado;

- 01 (uma) via do DBE (Documento Básico de Entrada no CNPJ) com assinatura do signatário e reconhecimento de firma. (O DBE é gerado através do envio de informações no Programa Gerador de Documentos disponibilizado pela Receita Federal do Brasil).

Licença do Corpo de Bombeiros

- 01 (uma) cópia autenticada do IPTU;

- Vistoria prévia do órgão competente.

O empresário deverá solicitar diretamente ao órgão competente, sem necessidade de intermediação do contador. De acordo com o Município, o prazo para receber a licença, será fornecido pelo órgão próprio órgão.

Prefeitura Local e Vigilância Sanitária

- 01 (uma) cópia autenticada do IPTU;

- 01 (uma) cópia autenticada do contrato de locação;

- 01 (uma) cópia autenticada do Alvará do corpo de bombeiros;

- 01 (uma) cópia simples do protocolo da vigilância sanitária;

- Procuração (se for o caso).

O prazo ocorre de acordo com o cada Município.

Caixa Econômica Federal

- 01 (uma) via do CNPJ;

Ocorre em prazo médio de 01 (um) dia útil.

Nacional de Seguro Social (INSS)

- 01 (uma) via do CNPJ;

- Agendamento efetuado pela Internet.

Ocorre em prazo médio de 01 (um) dia útil.

Sugerimos que o empresário comparecer a uma Central de Atendimento Cidadão com os documentos pessoais e do imóvel que será sede do estabelecimento empresarial. Ressaltamos ainda que, antes de construir ou abrir a sua empresa, o empresário deverá dirigir-se a prefeitura do município para obter informações sobre a viabilidade do negócio, isto é, verificar se está permitido desenvolver a atividade de lavanderia no endereço escolhido.

Elaborado por:
SINDILAV e Internacional Contabilidade