Set/Out - 2018 - nº 206

Editorial – A necessidade e a importância do custeio da entidade sindical representante da categoria

Editorial

O Sindilav é o representante legal das empresas de lavanderia situadas no Estado de São Paulo. É ele que sempre esteve à frente das grandes batalhas e conquistas, na defesa do setor, atuando para promover o crescimento administrativo, econômico e financeiro das empresas de lavanderia.

Recentemente, com a reforma trabalhista, a contribuição sindical perdeu sua obrigatoriedade, dificultando o trabalho do sindicato, já que a contribuição sindical é a principal fonte de custeio da entidade.

Mas somos gratos às nossas parceiras, as empresas de lavanderia ligadas ao Sindilav, pois a maioria delas continua pagando a contribuição sindical, levando em consideração o efetivo trabalho realizado pelo sindicato, com visíveis resultados, que, e isso é muito importante, alcançam toda a categoria, indistintamente, e não somente aquelas que pagam as contribuições.

Pagar a contribuição sindical é superimportante, pois gera o suporte financeiro para que o sindicato patronal tenha condições de enfrentar o poder do sindicato profissional, durante a negociação salarial que se aproxima. A Convenção Coletiva de Trabalho é fruto de ampla negociação com o sindicato profissional, e, sem ela, as empresas teriam de negociar individualmente com o sindicato profissional, em condições desfavoráveis e com grandes despesas.

A destinação da contribuição sindical objetiva o fortalecimento da categoria, financiando atividades diversas, como elaboração de estudos e pareceres, estratégia de apresentação de pleitos junto aos órgãos públicos, entre outros. Além disso, a contribuição sindical também tem como finalidade remunerar as assessorias que o sindicato disponibiliza a seus filiados e associados.

Portanto, pagar a contribuição sindical não é uma despesa, mas sim um investimento para fortalecer a categoria, fazendo dela uma categoria cada vez mais importante.

É a colaboração de todos que fará a categoria melhor. Mas, como já dissemos, é com orgulho que o sindicato reconhece que o segmento é composto de empresas que o apoiam, cujo maior sinal de reconhecimento é a continuidade no pagamento da contribuição sindical.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav




 

Sindilav Notícias 206


edições anteriores »