Set/Out - 2017 - nº 200

Como manter o crescimento, mesmo durante a crise?

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Neste artigo, destacamos alguns pontos que podem ajudar você a obter crescimento, mesmo diante às adversidades.

Sabemos que a situação econômica em nosso país ainda é instável. Os números da economia acabam interferindo, direta ou indiretamente, nos negócios e no aumento ou diminuição do faturamento. Trouxemos este texto para ajudar você, empresário de lavanderia, a pensar em estratégias que podem contribuir para a manutenção do crescimento do seu negócio, independentemente dos momentos de crise. Conseguir driblar as adversidades e manter o faturamento é um desafio complexo, mas não impossível. Confira a seguir alguns pontos importantes a serem considerados.

Mude o foco
Tentar mudar o foco, ou seja, deixar de pensar na situação econômica atual para focar em estratégias diferenciadas de gerenciamento do negócio, é o passo mais importante para quem deseja manter o crescimento do próprio negócio.

Trabalhe com o que tem. Crie metas e incentive sua equipe a cumpri-las, para que a empresa continue progredindo e gerando motivos para que seus clientes permaneçam usando seus serviços.

Descubra um diferencial competitivo
O diferencial competitivo é importante em qualquer situação, mas em momentos de crise ele é essencial. Descubra em que ponto sua empresa se difere das demais. Invista na divulgação desse diferencial e mostre-o ao público como um benefício extra disponibilizado para aqueles que fazem negócio com o seu estabelecimento.

O diferencial pode ser um equipamento inovador, uma técnica especial de limpeza, um desconto diferenciado para clientes fiéis, entrega gratuita na região, prazo mais rápido, entre outros.

Trabalhe para alocar os recursos corretamente
É importante ter caixa suficiente para manter a empresa em funcionamento. Mão de obra, materiais e despesas fixas com a manutenção do estabelecimento devem ser prioridades.

Se você conseguir alocar recursos e manter uma reserva suficiente para pagar as contas em dia, mesmo que o faturamento sofra uma pequena queda em alguns períodos, a empresa estará segura para buscar, novamente, o crescimento.

Lembre-se de contar com sua equipe para crescer com ela
Aprenda a envolver sua equipe na visão do negócio. Escute as sugestões e contrate pessoas que merecem credibilidade e confiança. Delegue tarefas.

É essencial ter com quem contar durante uma ausência. E mais fundamental ainda é contar com pessoas que acreditam no seu negócio tanto quanto você.

Não se esconda
Em tempos difíceis, em que a redução de custos é necessária, muitos empresários acabam optando pela redução de investimento no marketing. Isso é um erro, já que é o marketing que ajuda seu negócio a aparecer.

Aproveite o momento para lançar promoções, pacotes especiais e reforçar a importância dos serviços da sua lavanderia para os clientes. Apareça e seja lembrado!

O marketing digital, por exemplo, é um meio eficiente e mais barato para investir na promoção do seu negócio. Vale pensar a respeito.



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