Nov/Dez - 2017 - nº 201

Retrospectiva Sindilav 2017

O Sindilav chega ao final de 2017 com o sentimento de dever cumprido. Foram muitas realizações, trabalho incansável, benefícios obtidos para os empresários do setor e a expectativa de um 2018 ainda melhor. confira um resumo das principais atividades do ano.

Screen Shot 2018-01-03 at 11.58.03

Conselho de serviços da FecomercioSP elege Larocca para a presidência
Dois mil e dezessete começou trazendo boas notícias, com a eleição de José Carlos Larocca, em 30 de janeiro, para a presidência do Conselho de Serviços (CS) da FecomercioSP. A entidade é um importante órgão de estudos, que promove reuniões em que são debatidos temas importantes que envolvem o setor de serviços.

Debate sobre Legislação sindical e trabalhista na FecomercioSP
Sempre atento aos eventos e discussões que dizem respeito às atividades de lavanderias, o Sindilav, por meio de seu presidente José Carlos Larocca, participou de mais uma plenária realizada pela FecomercioSP. O evento, realizado no mês de fevereiro, objetivou o debate sobre temas sindicais e trabalhistas. Além de participar do debate e sanar dúvidas, Larocca opinou sobre vários problemas trabalhistas recorrentes do setor e apontados frequentemente pelo Sindilav.

Modernização das relações de trabalho
Em reunião do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) da FecomercioSP, realizada em março deste ano, foram debatidas as propostas do Projeto de Lei nº 6787/2016, que trata da modernização das relações de trabalho. José Carlos Larocca participou da reunião, destacando que a reforma era esperada pelos empresários, e questionou a excessiva judicialização das relações trabalhistas, responsáveis por causar, por ano, mais de três milhões de novos processos na Justiça do Trabalho.

SindiLav encaminha sugestões para complementação da PL 6787/2016

Depois de participar da reunião do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho (CERT), da FecomercioSP, José Carlos Larocca separou algumas sugestões que foram encaminhadas ao deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN), relator da Comissão, que também participou do evento. O objetivo do Sindilav, com essa atitude, é fazer valer os direitos dos empresários de lavanderias, contribuindo com um olhar crítico e sugestivo de quem vive as prioridades e necessidades do setor.

Presidente do sindiLav participa de evento em homenagem a ministro do ST
José Carlos Larocca compareceu ao Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), no dia 5 de maio, para participar do evento em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Como representante da FecomercioSP, Larocca aproveitou a oportunidade para convidar o Dr. Alexandre para participar de uma futura reunião plenária da Federação — convite esse prontamente aceito.

SindiLav completa 76 anos
No dia 15 de maio deste ano, o Sindilav completou 76 anos de existência. De sua criação para cá, muita coisa mudou no setor, e hoje, só em sua base territorial — que contempla 611 municípios de São Paulo —, são 5 mil lavanderias atendidas por cursos, palestras, workshops e serviços jurídicos, nas áreas cível, trabalhista, ambiental e urbanística, tudo de maneira gratuita. A entidade segue com o desafio de profissionalizar as lavanderias do Estado de São Paulo e popularizar o uso dos serviços entre a população.

Larocca participa de reunião entre presidente da FecomercioSP e ministro do Trabalho
José Carlos Larocca participou de um almoço, no mês de junho, juntamente com outros representantes de conselhos e sindicatos empresariais do Estado de São Paulo. No encontro, o presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, e Ronaldo Nogueira, atual ministro do Trabalho, conversaram sobre a reforma trabalhista proposta e aprovada pelo governo Temer. A presença de Larocca foi fundamental para reafirmar também o apoio do Sindilav, além de manter nosso sindicato sempre presente nos eventos que geram transformações para o setor.

Assessoria tributária para associados do Sindilav
O Sindilav passou a oferecer, no início do segundo semestre deste ano, mais um benefício para os associados adimplentes da instituição. O serviço de assessoria tributária tornou-se mais uma opção para o empresário se manter regularizado e bem informado sobre tributos e impostos devidos. Para a execução do trabalho, foi contratada a Dra. Valdete Aparecida Marinheiro, o que reforça nosso comprometimento em oferecer sempre o melhor e trabalhar para as mudanças e crescimento efetivo do setor.

Comunicado às lavanderias que usam Percloroetileno
O Sindilav trouxe no primeiro semestre deste ano um importante comunicado para as lavanderias que usam o Percloroetileno. De acordo com um documento emitido pela Cetesb, foram implementadas novas regras para o gerenciamento de áreas contaminadas, com o objetivo de proteger a qualidade do solo e das águas subterrâneas. As empresas estabelecidas nessas áreas tornaram-se responsáveis pela elaboração de um Programa de Monitoramento, sem o qual não é possível solicitar ou renovar a Licença de Operação Cetesb.

Sindilav promove workshop de Marketing e Redes Sociais
Devido ao sucesso dos cursos realizados em 2016, o  promoveu, em maio, mais uma edição do curso integrado de sua grade anual, denominado “Workshop de Marketing e Redes Sociais”. As atividades foram ministradas pelos palestrantes Rui Sérgio Torres, engenheiro naval e proprietário de lavanderia doméstica há dezenove anos; e Fabio Malx, da empresa Occa Branding, consultor e especialista em redes sociais. Como de costume, os participantes receberam material didático e certificado de participação.

FecomercioSP realiza mais uma plenária
Também no mês de maio, José Carlos Larocca participou de uma reunião plenária realizada pela FecomercioSP. O evento teve como objetivo debater os aspectos jurídicos da crise política do momento, o apoio ao presidente da República, Michel Temer, face  recentes acontecimentos, além do papel da imprensa no episódio. Participaram da discussão, também, Ives Gandra da Silva Martins, jurista e professor universitário; Paulo Delgado, professor, sociólogo e político; e Delfim Neto, economista, professor universitário e político.

Sindilav promove curso de Gestão Empreendedora para lavanderias
O Sindilav promoveu em 2017 a segunda edição do curso “Gestão Empreendedora”. Rui Sérgio Torres foi o palestrante convidado e abordou cinco temas: Competências empreendedoras; Produtividade; Gestão financeira; Liderança e gestão de equipes. Com esse evento, o Sindilav trouxe noções básicas de gestão para os administradores das empresas de lavanderia, preparando-os para lidar com incertezas de forma criativa e inovadora.

Sindilav no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
O Sindilav esteve muito bem representado no 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em João Pessoa, na Paraíba. José Carlos Larocca, presidente do Sindilav, e Edson Di Nardi, vice-presidente, participaram ativamente do evento, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio. O Congresso proporcionou aos participantes um melhor entendimento da situação política do Brasil na atualidade e seus desdobramentos na economia e nas empresas. Além disso, o evento apresentou alternativas para melhorar os negócios, como a geração de empregos e renda para os brasileiros.

Novo Código de Defesa do Consumidor para lavanderias
Desde 2007, o Sindilav vem editando comentários sobre o Código de Defesa do Consumidor, adaptando-o para lavanderias e destacando os pontos principais de interesse do setor. A terceira edição, denominada “Os Serviços de Lavanderia e o Código de Defesa  Consumidor”, foi disponibilizada no início do segundo  deste ano. Além de trazer o contexto recente das relações de consumo, o novo Código de Defesa do Consumidor para lavanderias oferece informações atualizadas sobre as atividades do setor.




 

Sindilav Notícias 201


edições anteriores »