Mar/Abr - 2019 - n 209

Sindilav: 78 anos de lutas e conquistas

Completamos mais um ano defendendo os interesses do setor de lavanderias.

No dia 15 de maio de 2019, o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) completa 78 anos de existência. Ao longo de todo esse tempo, o Sindilav cresceu, passou a representar cada vez mais cidades do estado e, hoje, está em mais de 600 municípios. Tanta responsabilidade caminha junto com a dedicação, o compromisso, as lutas e as conquistas do sindicato. E foram tantas vitórias, melhorias para o setor e desafios superados, que vamos relembrar alguns deles aqui, neste texto.

Em um momento em que nossa economia começa a dar sinais de melhora, nada mais motivador do que olhar para trás e ver tudo o que já foi conquistado. Mas tudo isso, evidentemente, sem esquecer do presente e do futuro. Afinal, temos o que comemorar, mas sempre haverá muito o que fazer.

CURSOS GRATUITOS E OUTROS BENEFÍCIOS PARA FILIADOS E ASSOCIADOS
Uma das prioridades do Sindilav, ao longo de seus 78 anos, sempre foi o desenvolvimento profissional do setor de lavanderias e de seus colaboradores. E uma grande conquista para o segmento, sem dúvida alguma, foi a oferta de uma agenda anual de cursos gratuitos, oferecidos pelo Sindilav. Alguns são exigidos pelo Ministério do Trabalho, outros são fundamentais para qualquer tipo de lavanderia. Os participantes, como parte do treinamento, recebem material didático também gratuito e certificado. Além dos cursos, o Sindilav também firmou parcerias com diversas instituições, profissionais liberais e empresas privadas. O resultado disso são descontos em cursos profissionalizantes e faculdades, assessoria jurídica gratuita, lazer e saúde aos seus filiados e associados, entre vários outros benefícios.

PESQUISAS QUE ATUALIZARAM O CONHECIMENTO DO SETOR
Nada melhor do que conhecer a fundo o seu cliente e atualizar os seus conhecimentos, não é verdade? Preocupado com isso, o Sindilav realizou, nesta década, pesquisas referentes aos hábitos dos consumidores de lavanderias, o que auxiliou os empresários do setor a compreenderem melhor as expectativas de seus clientes. Por meio dessa iniciativa, foi possível uma adequação à realidade do mercado para a conquista de novos negócios.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E PREMIAÇÕES
Em parceria com a Anel, o Sindilav criou em 2011 o Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias, para conceder o Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias. Esse selo está disponível em três modalidades (ouro, prata e bronze) e atesta a eficiência dos serviços prestados pelo estabelecimento certificado, no que diz respeito ao atendimento, qualidade e economia nos processos de trabalho. Devido a esse projeto, o Sindilav recebeu o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, concedido pela Fecomercio/SP, e foi destaque no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

COMUNICAÇÃO SEMPRE EFICIENTE
Por acreditar que se trata de uma ferramenta essencial e um ponto-chave para o diálogo transparente, que esclarece a real importância do segmento para o país, o Sindilav investe em comunicação. A Convenção Coletiva de Trabalho, firmada anualmente com o Sintralav, por exemplo, ajuda a manter um diálogo sempre aberto, para que juntas as instituições busquem os melhores acordos para as respectivas partes. Outro bom exemplo são as campanhas de estímulo ao uso das lavanderias. A última delas, realizada em 2015, com o tema “Use Lavanderia”, foi divulgada em diversas mídias e reproduzida em materiais que contemplavam não só a importância das lavanderias para a economia e para a sociedade brasileira, mas também os benefícios para o dia a dia do consumidor e para o meio ambiente. Tudo isso sem falar do Sindilav Notícias, uma ferramenta já consolidada entre o Sindilav e seus públicos desde 1992, que vem se atualizando e se modernizando ao longo do tempo, atuando agora nos canais online.

E assim o Sindilav segue sua caminhada, forte, vencendo os desafios e, ao mesmo tempo, trazendo tantos benefícios para o setor. Que a nossa história, nossas conquistas e tudo o que alcançamos até hoje sejam instrumentos para nos fazer seguir adiante, sempre atuando em defesa dos interesses dos empresários de lavanderias.


 

Sindilav Notícias 209


edições anteriores »