Mar/Abr - 2019 - n 209

Salário não é a única maneira de reter talentos

Outros tipos de benefícios e gratificações podem e devem ser utilizados para premiar colaboradores.

1

Quem acha que somente um ótimo salário é suficiente para manter um profissional satisfeito na empresa, é melhor rever esse pensamento. Já há algum tempo, grandes empresas e startups vêm mudando essa cultura de que o dinheiro é a única forma de recompensar funcionários, oferecendo, para isso, outros benefícios que não necessariamente integram o salário. Está na hora dos pequenos negócios também pensarem dessa forma.

É claro que um bom salário é um ótimo começo, mas, sozinho, não terá condições de reter talentos na empresa. Os profissionais da atualidade se motivam também por meio de outros benefícios e premiações, como reconhecimentos imateriais.

A seguir, listamos algumas ações que podem ser utilizadas por sua empresa para estimular e motivar equipes, sem necessariamente ter a ver com salário. Acompanhe:

  • Comemorar conquistas e metas alcançadas em eventos como happy hour, aniversariantes do mês, café da manhã, viagens etc.;
  • fazer com que os profissionais tenham um bom plano de carreira na empresa;
  • não hesitar em distribuir elogios e fazer homenagens;
  • fazer parcerias que beneficiem os profissionais da empresa e seus familiares, como descontos em farmácias, academias, creches, cursos de idiomas, bolsa parcial ou integral de estudos, vouchers de cinema/teatro/parques/shows, vale- -presente etc.;
  • promover reuniões periódicas para avaliar resultados obtidos;
  • procurar sempre envolver colaboradores em projetos, para que eles se sintam úteis e parte importante da empresa;
  • realizar, periodicamente, pesquisa de clima organizacional, para dar voz aos funcionários e avaliar pontos a serem melhorados;
  • conversar individualmente com colaboradores que apresentem problemas ou dificuldades;
  • incentivar e promover a participação de funcionários na busca de soluções para a empresa;
  • solicitar sugestões e recompensar as melhores pelos resultados obtidos.

Um outro ponto importante é, antes de definir premiações e bonificações, fazer uma pesquisa com os colaboradores para saber que tipo de benefícios almejam. Assim, as ações se tornam mais efetivas e agradam em cheio os funcionários.

As empresas precisam se conscientizar com relação a benefícios e prêmios, pois esses não podem ser iguais para todos. Cada geração tem suas preferências e objetivos, e cabe às corporações buscarem estratégias diferentes para cada perfil.

Esperamos que tenha compreendido que salário não é a única maneira de reter talentos na empresa. Busque por alguma (ou por várias) das soluções apresentadas para implantar no seu negócio!

Fonte: https://bit.ly/2UDB8P6


 

Sindilav Notícias 209


edições anteriores »