Mar/Abr - 2019 - n 209

Editorial – Sindilav comemora 78 anos de serviços prestados ao setor de lavanderias no Estado de São Paulo

Editorial

O Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) está completando 78 anos. Fundado em São Paulo, em 15 de maio 1941, representa hoje mais de 5.000 lavanderias, em 611 municípios do Estado.

Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua de forma a contribuir para a constante modernização do setor, reduzindo os custos administrativos, colaborando para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários e a atualização tecnológica da operação.

Outra busca é o permanente diálogo entre capital e trabalho; com isso, conseguiu inúmeras conquistas sociais para as lavanderias e seus funcionários. Essa postura, sempre adotada por todos que comandaram a entidade durante esses 78 anos de existência, continua sendo mantida por seu atual presidente, José Carlos Larocca, no comando do Sindilav há 18 anos. Sob seu comando, o sindicato assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. “Temos um sindicato forte e atuante que sempre terá condições de conquistar melhorias para a categoria que representa”, conta o presidente.

Algumas dessas importantes conquistas foram a inclusão das lavanderias no Supersimples, evitando o aumento da carga tributária e contribuindo para um melhor resultado financeiro, e a elaboração do manual prático para lavanderias de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, indicando procedimentos para a prevenção de reclamação dos clientes.

Também tivemos a autorização, junto ao DSV, para que caminhões de lavanderias hospitalares continuem circulando livremente nas áreas restritas e a criação de três campanhas de impacto para divulgação de todos os segmentos de lavanderia; doméstico, decoração, hospitalar, industrial e jeans – mostrando como as lavanderias economizam água e energia elétrica, tornando os serviços acessíveis e mostrando como as roupas são conservadas por mais tempo. “A última campanha, denominada ‘Use Lavanderia’, teve seu maior impacto em relação à conscientização da população sobre os benefícios propiciados pelas lavanderias, que incluem, a preservação da natureza”, afirma o presidente José Carlos Larocca.

Ainda segundo Larocca, dentre os ideais traçados pelo Sindilav, estão, prioritariamente, o incentivo à melhoria técnica e o fortalecimento econômico do setor, além da promoção ao aumento da utilização de serviços de lavanderia. “Queremos reforçar junto ao consumidor final a percepção de que as lavanderias podem ajudá-lo de maneira prática e econômica, tarefa não muito fácil, em um país onde apenas 4% da população economicamente ativa utiliza esse tipo de serviço”, analisa.

“O Sindilav continuará defendendo os interesses da categoria, buscando aprovação de leis importantes para seus associados e investindo na profissionalização e modernização cada vez maior do setor. Queremos conquistar novos consumidores e deixá-los sempre satisfeitos com os serviços de lavanderia”, finaliza Larocca.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte de nossa história, que ajudaram e ajudam a construir um sindicato forte, íntegro e cheio de vida. Aos empresários de lavanderia, parceiros, que nos ajudam a cumprir nossa missão, esta data também é sua, porque juntos conseguimos muito mais!

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav


 

Sindilav Notícias 209


edições anteriores »