Mai/Jun - 2018 - nº 204

Empresas menores aumentam participação em desembolsos do BNDES

Em quase 30 anos, o número de MPMEs dobrou com relação à atuação nos desembolsos do banco.

Um estudo produzido pelo Departamento de Pesquisa Econômica do BNDES mostrou um aumento significativo das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nos desembolsos do banco de fomento.

De acordo com o artigo “A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer?”, no período 1990-94, as MPMEs ficavam em média com 16% dos desembolsos do banco. Já entre os anos de 2015 e 2017, a participação mais do que dobrou, atingindo 33%.

O estudo também apresentou outras constatações referentes à atuação do banco, como os setores econômicos mais apoiados pelo BNDES. Por exemplo, ao longo da história do banco, a indústria foi a maior beneficiada pelos desembolsos. Contudo, em alguns períodos, como entre os anos 2011 e 2017, o setor de  ganhou destaque. De acordo com a assessoria de imprensa  BNDES, uma das fontes para o estudo é o site “Memória BNDES” (www.memoriabndes.gov.br), lançado há pouco tempo. Quem quiser saber mais sobre a história do banco, que está diretamente relacionada aos principais acontecimentos do país nos últimos 65 anos, basta acessar o site.

Fonte: https://goo.gl/1azqk3



edições anteriores »