Jul/Ago - 2018 - nº 205

Saiba como premiar seus funcionários em tempos de pouco dinheiro e muita economia

Algumas medidas simples e com pouco (ou nenhum) gasto podem promover o bem-estar no seu negócio e engajar ainda mais seus colaboradores.

É comum o fato de muitas empresas utilizarem premiações e bonificações financeiras como formas de reconhecimento da boa performance de um funcionário. No entanto, devido ao período de crise pelo qual o Brasil ainda passa, oferecer esse tipo de bônus aos colaboradores tem sido uma tarefa cada vez mais complicada.

É aí que entra a possibilidade de utilizar outras maneiras, criativas e que promovam maior engajamento da equipe, para premiar os funcionários de uma empresa por suas metas batidas e bom desempenho. Muitas organizações, atualmente, praticam essas ações, que mostram ser alternativas tão (e, em alguns casos, até mais) eficientes quanto às bonificações financeiras.

Confira algumas sugestões criativas e que podem ser aplicadas em sua empresa!

OFERECER DIAS DE FOLGA
Com o estresse e a correria do dia a dia, muitos profissionais valorizam cada vez mais o descanso e a recuperação das energias, para a retomada do trabalho nos dias seguintes. Portanto, por que não “premiar” com dias de folga os colaboradores que baterem suas metas? Essa ação torna-se ainda mais valiosa se concedida em meio a feriados que ocorrem às terças ou às quintas, de forma que o funcionário possa emendar o feriado e até tirar uma “miniférias”. Provavelmente, seus colaboradores retornarão ao trabalho com ainda mais disposição e já pensando nas metas do próximo mês

DISPONIBILIZAR INGRESSOS PARA CONGRESSOS E EVENTOS DA ÁREA
Outra forma de valorizar os seus profissionais e premiá-los por suas performances, sem necessariamente ter de gastar uma verba que você não tem, é dar a eles a oportunidade de participarem de congressos, palestras e feiras promovidas em suas áreas de atuação. Nessas situações, disponibilizar ingressos para o evento e até arcar com algumas despesas de viagem podem ser boas maneiras de premiar os seus colaboradores. Esses eventos, geralmente, agregam bastante ao profissional, deixando-o atualizado sobre as novidades do mercado de trabalho e valorizando o seu currículo. Sem contar que, ao mesmo tempo em que você oferece essa bonificação aos seus funcionários, a sua empresa também ganha bastante, já que terá um colaborador bem informado e ainda mais capacitado com relação à sua função e ao desempenho de suas tarefas.

CONCEDER AUXÍLIO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Tudo bem que o momento é de verba curta para muitas empresas, mas, dependendo da meta que o profissional cumpriu e ajudou a corporação, disponibilizar uma ajuda para o pagamento de uma pós-graduação para o funcionário pode ser uma ótima maneira de premiar. Não precisa ser o valor integral; algo em torno de 50% a 70% já é um grande auxílio para o colaborador. Se a sua empresa puder cobrir uma porcentagem maior, melhor ainda. Lembre-se que, também nesse caso, o profissional vai adquirir conhecimentos que, muito provavelmente, serão aplicados em sua organização. Mais uma vez, você também sai ganhando.

OFERECER ALMOÇOS SEMANAIS PARA PEQUENAS METAS CUMPRIDAS
Outra boa medida para não gastar muito e, ao mesmo tempo, premiar e promover maior engajamento entre seus funcionários é oferecer almoços semanais por pequenas metas cumpridas. Essas ocasiões são muito valiosas para dar uma “quebrada” na rotina profissional e proporcionar momentos de descontração entre os colaboradores. Normalmente, após ocasiões como essa, os profissionais retornam ao trabalho mais satisfeitos e dispostos a fazer cada vez mais, já que perceberam que a empresa se importa com eles e os valoriza.

Existem várias outras formas de driblar os períodos de verba curta e, ainda assim, deixar seus funcionários satisfeitos. Procure encontrar uma medida que se encaixe com o perfil da sua empresa e que caiba dentro da sua realidade financeira no momento. Certamente, todos sairão ganhando.

Fonte: www.goo.gl/MAeNi3




 

Sindilav Notícias 205


edições anteriores »