Jul/Ago - 2018 - nº 205

Editorial – Sindilav: lutas e conquistas

Editorial

O Sindilav é o representante legal das empresas de lavanderia situadas no Estado de São Paulo. É o sindicato patronal que sempre esteve à frente das grandes batalhas e conquistas na defesa dos interesses das empresas do setor, atuando para promover o crescimento administrativo, econômico e financeiro das empresas de lavanderia.

Lembremos as campanhas publicitárias de 2005 e de 2007, para incrementar o uso de lavanderias, antigo pleito da categoria, tendo em vista que a maioria das empresas de pequeno porte não pode suportar, isoladamente, o custo de uma campanha publicitária, com o uso de outdoors, chamadas em cinemas e matérias em diversas revistas especializadas. Na ocasião, foi usada uma expressão que resiste até hoje: roupa limpa com garantia, só na lavanderia. Em 2010 e 2014, o Sindilav realizou duas pesquisas no sentido de revelar o perfil do consumidor de lavanderias.

Mas, sem dúvida, a luta para modificar o enquadramento do segmento de lavanderias nos anexos da Lei Geral da Microempresa – SUPERSIMPLES, foi uma das grandes conquistas do Sindilav e de seu presidente, José Carlos Larocca. Ele proporcionou maior conforto fiscal para as lavanderias, após muitas idas a Brasília para o encontro com senadores e deputados.

Hoje, estamos lutando para a aprovação da lei federal que dispõe sobre a responsabilidade das empresas que utilizam produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, pela lavagem dos uniformes utilizados por seus funcionários, reivindicação pertinente, que visa proteger a saúde dos trabalhadores. Trata-se do Projeto de Lei nº 323, de 2015, de autoria do deputado Jorge Solla, em trâmite no Congresso Nacional.

Nossa Convenção Coletiva de Trabalho é fruto da ampla negociação com o sindicato profissional, e sem ela as empresas teriam de negociar diretamente com o sindicato profissional, em condições desfavoráveis e com grandes despesas. Ainda, o sindicato disponibiliza assessoria jurídica trabalhista, assessoria jurídica relativa ao Código de Defesa do Consumidor e assessoria jurídica ambiental e urbanística.

Também a grade de cursos anual oferecidos gratuitamente, inclusive com material didático, que são extensivos à categoria econômica e à categoria laboral: Prevenção e Combate a Incêndios, Passadoria, Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias, Aspectos Trabalhistas, Atendimento em Lavanderia, Treinamento para Manipulação Segura do Percloroetileno, Primeiros Socorros, Designado CIPA e Aspectos do Código de Defesa do Consumidor.

Isso além dos canais de comunicação do Sindilav, que são o Sindilav Notícias, um informativo bimestral, com tiragem superior a três mil e quinhentos exemplares; Facebook e Twitter, como uma extensão do informativo; o site, com notícias de interesse da categoria; e as várias publicações com instruções de procedimentos para lavanderias, algumas já na segunda edição.

Mas o Sindilav reconhece que o segmento é composto de empresas profissionais, com atividades reconhecidas, com reais conceitos de eficiência e qualidade na prestação de serviços de lavanderia. Empresas que o apoiam, cujo maior sinal de reconhecimento é o pagamento das contribuições sindicais para seu custeio, embora elas já não sejam obrigatórias.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav




 

Sindilav Notícias 205


edições anteriores »