Jul/Ago - 2018 - nº 205

3 de agosto: Dia do Tintureiro

O Sindilav parabeniza a todos os profissionais da categoria e reitera o seu papel de difundir, sempre, a importância e essencialidade desse trabalho!

No dia 3 de agosto, comemora-se o Dia do Tintureiro. Esse profissional – que domina técnicas de tingimento de lã, juta, algodão e seda, entre outros tecidos – tem em seu ofício o nobre papel de dar cor e vida a esses materiais. E essa arte é mais antiga do que muita gente imagina, já que, no Egito Antigo, os egípcios já tingiam suas vestimentas como um sinal de nobreza.

Com o passar do tempo e a evolução das técnicas de tinturaria, novos processos foram introduzidos, e as lavanderias também passaram a disponibilizar o importante serviço de tingimento dos tecidos. Hoje, a tinturaria é realizada com o auxílio de diferentes tipos de máquinas, desenvolvidas para finalidades distintas do trabalho.

Assim, o trabalho do tintureiro/profissional de lavanderia oferece ainda mais qualidade, durabilidade das peças e confiabilidade. Somente esse profissional conhece as tonalidades certas a serem aplicadas em cada fibra, com determinado tipo de corante e/ou processo específico.

Nesta importante data, não podemos deixar de destacar que as técnicas utilizadas em lavanderias são mais eficientes, econômicas e seguras do que os processos caseiros.O Sindilav respeita e entende a importância de cada profissional da área e trabalha para que essas profissões sejam cada vez mais reconhecidas e valorizadas.

Como sindicato representante dos empresários do setor, o Sindilav, constantemente, divulga a importância dos serviços oferecidos pelas lavanderias, incluindo os de tinturaria. Além disso, o sindicato disponibiliza capacitação para os profissionais, a fim de que ofereçam os melhores serviços à população.




 

Sindilav Notícias 205


edições anteriores »