Jul/Ago - 2017 - nº 199

Dicas para não errar na hora de contratar

Mão de obra qualificada é algo que empresários anseiam. Veja algumas dicas para ajudar nesse processo.

Você vive se perguntando como contratar mão de obra qualificada para sua lavanderia? Na hora do processo de escolha dos profissionais que atuarão na sua empresa, você sente dúvidas sobre o que deve ser, de fato, considerado? Neste texto, trouxemos algumas dicas para ajudar você a tomar as melhores decisões para formar uma equipe qualificada e produtiva.

Não delegue a tarefa da contratação a terceiros, pelo menos não totalmente
A equipe que trabalha em sua empresa é a mesma que mostra, ao seu público, os valores e objetivos da organização. Escolher com critério quem será contratado é importante, pois está diretamente relacionado à qualidade dos seus serviços, ao atendimento prestado e à imagem da sua empresa como um todo.

Por mais ocupada que sua agenda esteja, é imprescindível que o empresário reserve um tempo para participar do processo de seleção dos candidatos de seu estabelecimento. Não abrir mão desse papel é o primeiro passo para certificar-se de contratar uma equipe qualificada.

Valorize os profissionais que somam, não apenas os que cumprem tarefas
É importante analisar o perfil dos profissionais entrevistados para avaliar não somente a experiência que possuem, mas também o perfil, o caráter e as habilidades de trabalho. Dê preferência àqueles que estão dispostos a contribuir com o melhor que possuem, enquanto estiverem no horário de trabalho.

Pessoas comprometidas, bem-dispostas, curiosas e solidárias, ou seja, aquelas que trabalham bem sozinhas e em equipe, sãs as que mais podem contribuir, de fato, para o crescimento do negócio.

Cumprir tarefas preestabelecidas, qualquer um pode fazer. Mas e quando acontece algum imprevisto? E quando você precisa de apoio para que o funcionário ensine a tarefa a outro colega? E se você precisar promover alguém para assumir cargos de maior oportunidade? Pense nisso.

Preste atenção à forma com que o candidato se comunica
O momento da entrevista é crucial e ajuda a perceber, de antemão, muitas questões sobre o candidato. Perceba se ele está interagindo, de fato, ou se está tentando vender uma imagem muito positiva de si mesmo.

Fique atento aos sinais. Não é necessário ser um especialista para compreender quando a pessoa está ou não sendo franca com você, salvos alguns casos bem particulares.

A naturalidade na conversa é um dos principais pontos que devem ser analisados durante a entrevista de emprego.

Dê oportunidade à experiência
Antes de contratar, pense na vaga. Que habilidades exatas o profissional precisa ter para conseguir cumprir bem esse papel? Será que você precisa de um perfil jovem ou maduro, ou tanto faz?

Sempre que possível, dê oportunidade para pessoas mais maduras. A experiência (profissional e de vida) pode trazer grandes benefícios para o trabalho como um todo. Equilibrar é uma boa pedida.

Não subestime o valor das referências comerciais
Referências comerciais sempre existiram. E se ainda existem é porque, de fato, são ferramentas importantes para validar as habilidades e experiências que o profissional apresentou a você no momento da entrevista.

Não abra mão de entrar em contato com os ex-empregadores do candidato para saber um pouco da sua trajetória. Essa etapa também é importante para certificar-se de que, de fato, você fará uma boa contratação.

Gostou das dicas? Lembre-se que o Sindilav possui um banco de currículos que pode contribuir para a seleção de pessoal na sua empresa. Para solicitar currículos de candidatos, envie um e-mail para sindilav@sindilav.com.br.

Se você quer ou conhece alguém que deseja cadastrar seus currículos, acesse: www.bit.ly/CadastroDeCurrículos

Screen Shot 2017-08-31 at 10.43.17



edições anteriores »