Destaques

Dia do Tintureiro: uma data para ser lembrada o ano todo

sindilav-tintureiro-site-20160729-10h59 Especialização e domínio das técnicas são características fundamentais para quem deseja atuar na área.

Em 3 de agosto é comemorado o Dia do Tintureiro, o profissional que domina uma arte tão antiga quanto a humanidade. Acredita-se que a origem da tinturaria teve a ver com alguma mancha acidental, em tempos remotos. Antes, apenas faraós e sacerdotes podiam utilizar roupas de cores vibrantes, mas hoje todos podemos desfrutar desses serviços – ainda bem! 

Como sindicato representante dos empresários do setor, o Sindilav está sempre difundindo os benefícios de usar lavanderia para o público geral e, ao mesmo tempo, capacitando as equipes para oferecer os melhores serviços à população. 

Um pouco sobre a profissão

A revitalização das cores, a limpeza correta dos tecidos e a manutenção das roupas contribuem para agregar valor, beleza e durabilidade às peças. Afinal, cada fibra pede um tipo de corante e/ou processo específico, e só o tintureiro/profissional de lavanderia é capaz de identificar o mais adequado. 

Se antes, no antigo Egito, as cores e roupas eram utilizadas para divisão de castas sociais, hoje elas são usadas para nos trazer leveza, seriedade, alegria ou serenidade, compondo o visual correto para cada situação do cotidiano. 

Vale ressaltar que as técnicas utilizadas em lavanderias são mais assertivas, econômicas e seguras do que os processos caseiros, por isso jamais devem ser substituídas. Respeitamos e entendemos a importância de cada profissional do ramo. Trabalhamos para que essas profissões sejam reconhecidas, valorizadas e perpetuadas. 

Parabéns a todos os profissionais da categoria! Nós, do Sindilav, estaremos sempre aqui para reforçar a importância e essencialidade desse trabalho!




 

Destaques Anteriores


edições anteriores »